Senado vai exigir ficha limpa para candidatos a cargos em comissão — Rádio Senado

Senado vai exigir ficha limpa para candidatos a cargos em comissão

LOC: O SENADO VAI EXIGIR FICHA LIMPA PARA CANDIDATOS A CARGOS EM COMISSÃO.  

LOC: O PROJETO QUE PREVÊ ESSE REQUISITO FOI APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA PELO PLENÁRIO E ENTRA EM VIGOR NOS PRÓXIMOS DIAS. REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) O projeto foi apresentado pelos senadores Randolfe Rodrigues, do Psol do Amapá, Pedro Simon, do PMDB gaúcho, e Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso. O objetivo é estender a lei da Ficha Limpa às contratações de funcionários comissionados do Senado. O presidente da Casa, senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, destacou que a decisão do Senado é pioneira na contratação de pessoal. A regra, que começa a valer tão logo o texto seja promulgado, vai orientar a contratação de assessores para os gabinetes e demais funcionários em cargos comissionados. Quem explica é o relator da matéria, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima: 

(Romero Jucá)  Nós completamos o ciclo de exigência, de acompanhamento de modernidade, de transparência aprovando esse projeto, portanto, a partir dessa votação estarão assim definidos que os servidores comissionados lotados nos gabinetes dos senadores e senadoras deverão preencher os mesmos requisitos da lei de ficha limpa. 

(Repórter) O senado ainda aprovou três projetos que tratam de empréstimos a serem assinados pelos estados de São Paulo, no valor de 300 milhões de dólares; Pará, no limite de 200 milhões e 810 mil dólares; e Sergipe, que deve contratar 150 milhões de dólares. Os órgãos financiadores são o banco Mundial e o BIRD, o Banco Interamericano de Desenvolvimento.
13/08/2013, 09h01 - ATUALIZADO EM 13/08/2013, 09h01
Duração de áudio: 01:28
Ao vivo
00:0000:00