Aposentadoria especial para garis está pronta para ser votada em Plenário — Rádio Senado

Aposentadoria especial para garis está pronta para ser votada em Plenário

O SENADO PODE APROVAR EM BREVE A APOSENTADORIA ESPECIAL PARA OS GARIS E PARA OS CATADORES DE LIXO, COM VENCIMENTOS INTEGRAIS. 

CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTE PROJETO NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(REPÓRTER): Já está pronto para votação pelo Plenário do Senado o projeto que garante aposentadoria especial com direito a Adicional de Insalubridade para todos os trabalhadores que exerçam atividades como a varrição de ruas, a coleta de lixo e a seleção de material para reciclagem. Um dos autores do projeto é o senador Vicentinho Alves, do PR de Tocantins, que afirma que assumiu este compromisso durante a campanha eleitoral. 

(VICENTINHO ALVES): Os garis comigo gravaram um programa. E eu disse a eles que eu iria se eleito senador cuidar deles. Fazer com que todos os garis do país, que deixam as nossas cidades bonitas, belas, organizadas e que merecem de nós uma atenção especial. As nossas cidades são nossas casas, e eles é que cuidam. 

(REPÓRTER): Terão direito à Aposentadoria Especial garis e catadores de lixo que comprovarem pelo menos 25 anos de trabalho com condições insalubres. E a senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, chama atenção para as condições de trabalho existentes para a maioria dos garis. 

(LÍDICE DA MATA): O próprio chorume é uma substância que se torna ácida, tão perigosa. Na verdade o gari tem uma vida útil de muito menos de 25 anos. O trabalho de um gari e a sua exaustão se dá em torno de 10, 12 anos, é que um ser humano consegue conviver com este tipo de trabalho, extremamente penoso, extremamente perigoso. 

(REPÓRTER): O Adicional de Insalubridade será o equivalente a 40% da remuneração, que é o Salário-Base descontados outros Adicionais e gratificações. Este Adicional já existe, mas por enquanto é regulado apenas por uma Portaria do Ministério do Trabalho.
25/07/2013, 02h01 - ATUALIZADO EM 25/07/2013, 02h01
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00