Líderes decidem na próxima semana critérios para apreciação de vetos — Rádio Senado

Líderes decidem na próxima semana critérios para apreciação de vetos

LOC: OS LÍDERES PARTIDÁRIOS DA CÂMARA E DO SENADO DECIDEM NA PRÓXIMA SEMANA CRITÉRIOS PARA A APRECIAÇÃO DE VETOS PRESIDENCIAIS.
 
LOC: NESTA QUARTA-FEIRA, O PRESIDENTE DO CONGRESSO ARQUIVOU CERCA DE MIL E QUINHENTOS VETOS QUE PERDERAM A EFICÁCIA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Na sessão conjunta do Congresso Nacional dessa quarta-feira, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, declarou prejudicados 1478 vetos de 12 projetos. A maioria se refere ao Orçamento Geral da União e à Lei de Diretrizes Orçamentárias. Segundo Renan, esses vetos não precisam ser apreciados porque perderam a validade, mas os parlamentares podem recorrer se quiserem votá-los em Plenário. O presidente do Senado disse que na próxima semana os líderes vão definir os critérios para a análise dos outros 1600 vetos.
 
(Renan Calheiros) Já combinamos para quarta-feira uma reunião de novo com todos os líderes e presidente da Câmara para que possamos eleger um critério. Acho que isso põe o Congresso com relação a pauta de vetos para andar. 

(Repórter) Diante de vetos polêmicos, como os do Código Florestal, Lei dos Portos e os da Emenda 29, que destina mais recursos para a saúde, o líder do Democratas, senador José Agripino Maia do Rio Grande do Norte, defendeu que os líderes apresentem a sugestão de duas leis para definirem a ordem de apreciação. Ele também pediu a votação de um projeto já aprovado pela Câmara que limita em 30 dias o prazo de apreciação de vetos pelo Congresso Nacional. (Agripino) O presidente vai solicitar do senador Jorge Viana uma manifestação sim ou não que colocará ordem na definitivamente na questão dos vetos. Cada partido oferecerá a sugestão de dois vetos de matérias vetadas para serem apreciadas para que uma reunião mensal aprecie os vetos. Com isso, daremos andamento. 

(Repórter) O líder do PTB, senador Gim Argello do Distrito Federal, confirmou que já existe consenso para a derrubada do veto que vai permitir que familiares de taxistas herdem a permissão.
 
(Gim) O primeiro será o dos taxistas porque é uma questão que é consenso entre todos os líderes que é uma injustiça que foi feita com as mulheres, com as viúvas dos taxistas deste país.
 
(Repórter) O governo quer negociar os vetos que vão entrar na pauta porque muitos deles têm impactos financeiros.
03/07/2013, 08h17 - ATUALIZADO EM 03/07/2013, 08h17
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00