Comissões debatem desempenho do BNDES com Luciano Coutinho — Rádio Senado

Comissões debatem desempenho do BNDES com Luciano Coutinho

LOC: AS COMISSÕES DE INFRAESTRUTURA E DE ASSUNTOS ECONÔMICOS SE REUNIRAM HOJE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA PARA OUVIR O PRESIDENTE DO B.N.D.E.S 

LOC: OS SENADORES QUESTIONARAM LUCIANO COUTINHO SOBRE A ATUAÇÃO DO BANCO NO FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS, COMO INFORMA O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Luciano Coutinho apresentou números positivos do banco, como o lucro de mais de oito bilhões de reais no ano passado. E destacou a atuação da instituição nas regiões menos desenvolvidas do País. Mas o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, criticou a política de incentivo ao consumo empreendida pelo governo, e pediu que o presidente do BNDES comentasse o assunto. 

(CRISTOVAM): O incentivo a venda de automóveis e outros produtos que trazem um bem-estar para o presente, sem dúvida alguma, uma realização no presente, mas vai dificultar o futuro por uma redução da poupança. Dito de outra maneira, a sensação que a gente tem é que a política do governo vai contra essa visão de aumento da poupança e está comprometida pelo consumo imediato. 

(REPÓRTER): Luciano Coutinho lembrou que o BNDES se preocupa em financiar empreendimentos que trazem retorno a longo prazo, como os de infraestrutura. E respondeu ao senador Cristovam que o consumo no Brasil já está num processo de redução gradual. 

(LUCIANO COUTINHO): A velocidade de consumo já caiu. A velocidade de concessão de crédito ás pessoas físicas, às famílias pelo sistema bancário, em função do aumento da inadimplência, já reduziu. Na verdade o ciclo de inadimplência começou a ser digerido, a inadimplência voltou a cair. 

(REPÓRTER): Questionado também sobre a montagem de um escritório em Londres, Luciano Coutinho respondeu que o posto servirá para captar recursos em moedas estrangeiras com taxas mais baixas.
08/05/2013, 02h15 - ATUALIZADO EM 08/05/2013, 02h15
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00