Comissão debate endividamento de produtores rurais — Rádio Senado

Comissão debate endividamento de produtores rurais

LOC: REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA RECONHECEU DIFICULDADES NAS NEGOCIAÇÕES DAS DÍVIDAS DOS AGRICULTORES DA REGIÃO NORDESTE.

LOC: O ENDIVIDAMENTO DESSES PRODUTORES RURAIS FOI DEBATIDO PELAS COMISSÕES DE AGRICULTURA DO SENADO FEDERAL E DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

(Repórter) O diretor do Departamento de Economia Agrícola do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz de Araújo, apresentou a senadores e deputados os programas do governo federal para o atendimento aos produtores rurais nordestinos atingidos pela seca. Entre as medidas, está a liberação de dois e meio bilhões de reais, dos quais dois bilhões são para os pequenos produtores. Ainda assim, Wilson Vaz de Araújo admitiu as dificuldades para uma solução ao endividamento desses agricultores.

(Wilson Vaz Aaraújo) A gente vem de sucessivos planos safras. Anunciamos volumes expressivos de recursos para se fazer a agricultura brasileira. E na verdade, por razões muito, muito específicas pouco se chega à região nordeste e com pouco menos intensidade também à região norte. 

(Repórter) O representante do Ministério da Agricultura afirmou ainda que o governo federal busca propostas mais bem sucedidas e pediu a parceria com o Congresso Nacional. O presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, senador Benedito de Lira, do PP de Alagoas, disse que há essa disposição, mas que o agricultor do nordeste tem pressa.

(Benedito de Lira) Nós precisamos encontrar o caminho. Uma solução, porque de conversa já estamos praticamente sem aguentar mais. Isso que tem se observado ao longo do tempo.
 
(Repórter) A seca no Nordeste afeta hoje mais de 10 milhões de pessoas, em mil e quatrocentos municípios.
07/05/2013, 06h42 - ATUALIZADO EM 07/05/2013, 06h42
Duração de áudio: 01:25
Ao vivo
00:0000:00