Comissão aprova MP que amplia o Programa Brasil Carinhoso — Rádio Senado

Comissão aprova MP que amplia o Programa Brasil Carinhoso

LOC: A COMISSÃO MISTA ENCARREGADA DE EXAMINAR A MEDIDA PROVISÓRIA 590 APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA O RELATÓRIO DO TRABALHO. 

LOC: A EMEPÊ AMPLIA O CONJUNTO DE BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA “BRASIL CARINHOSO”, DO GOVERNO FEDERAL. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) O programa Brasil Carinhoso foi criado em maio deste ano, como mais uma ação para eliminar a extrema pobreza no país. Originalmente, o público alvo da iniciativa eram as famílias com crianças até os 6 anos de idade que, mesmo cadastradas no programa Bolsa Família, tivessem renda per capita mensal inferior a 70 reais. Os recursos do Brasil Carinhoso permitem que as famílias alcancem esse valor. A medida provisória 590 amplia esse público, incluindo crianças e adolescentes com idade até os 15 anos. A relatora da matéria, deputada Rose de Freitas, do PMDB capixaba, afirmou que, durante a análise na comissão mista, foram apresentadas emendas tratando da oferta de qualificação profissional aos jovens beneficiários. 

(Rose de Freitas) Eu comunguei dessa tese e tentamos fazer com que nós pudéssemos ter essa qualificação profissional oferecida de uma forma bem coordenada com a Bolsa-Família. Porque seria, aí sim, um avanço, uma forma de auxiliar a pobreza mas dá-lhe condições de enfrentá-la a posterior. 

(Repórter) A presidente da comissão mista, senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, elogiou a medida. 

(Vanessa Grazziotin) Eu acho que o Bolsa-Família precisa daqui, com o passar do tempo, um tempo não muito distante, estar vinculada a resultados positivos, não só em relação à primeira infância, mas também e principalmente aos jovens brasileiros. 

(Repórter) A MP 590 será agora analisada separadamente pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
23/04/2013, 08h50 - ATUALIZADO EM 23/04/2013, 08h50
Duração de áudio: 01:28
Ao vivo
00:0000:00