Senadores querem melhor distribuição e uso racional dos recursos hídricos — Rádio Senado

Senadores querem melhor distribuição e uso racional dos recursos hídricos

LOC: SENADORES DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE QUEREM UMA MELHOR DISTRIBUIÇÃO E O USO RACIONAL DOS RECURSOS HÍDRICOS.
 
LOC: O APELO FOI FEITO AO DIRETOR DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS PAULO VARELLA, DURANTE A SABATINA PARA A RECONDUÇÃO AO CARGO. A INDICAÇÃO FOI APROVADA E SEGUE PARA O PLENÁRIO, COMO INFORMA O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

(Repórter) Paulo Lopes Varella Neto é diretor da Agência Nacional de Águas desde 2009, quando sua primeira indicação foi aprovada pelo Senado. Na sabatina pela nomeação para mais um mandato, ele disse que era momento de prestar contas sobre o que foi feito nos últimos quatro anos e os desafios para os próximos.

(Paulo Varella) O crescimento demográfico muitas vezes desordenado e cada vez mais concentrado em torno dos grandes centros urbanos, a expansão da fronteira agrícola e da pecuária no Centro-Oeste e na bacia Amazônica, a convivência com a seca na região semi-árida buscando suprir as demandas por abastecimento de água e garantia do desenvolvimento do Nordeste, o aproveitamento sustentável do potencial da geração hidrelétrica na região Norte, o uso intensivo de água nos arrozais do extremo sul do País, as incertezas quanto aos impactos das mudanças climáticas são exemplos da dimensão dos problemas a serem enfrentados.

(Repórter) O diretor disse que, apesar de todos os avanços, sobretudo nos planos de recursos hídricos e repasses aos comitês de bacias hidrográficas, o acesso à água de qualidade ainda é muito desigual e penaliza os mais pobres. Ele acredita que o melhor caminho é fortalecer a gestão dos estados e o trabalho conjunto com a União. O senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, fez um apelo a Varella para que a agência se dedique à melhor distribuição da água, além do uso racional, que evite desperdícios.
 
(Eduardo Amorim) A gente tendo todo esse sol a nosso favor, toda a água a nosso favor, a gente ainda vê irmãos sofrendo, morrendo, e vê os nossos animais, os nossos rebanhos também padecendo. O que falta não são os grandes canais não, porque com certeza poucos cantos do planeta tem um canal como o rio São Francisco, como o rio Amazonas e tantos e tantos outros. O que falta é fazermos a nossa parte. Copa do mundo é prioridade, sim. Mas fazer os canais que levam a água para todos os irmãos sertanejos também tem que ser prioridade.
 
(Repórter) Paulo Varella é, desde 2009, governador do Conselho Mundial da Água, órgão da ONU que visa debater a gestão dos recursos hídricos no mundo.
16/04/2013, 04h50 - ATUALIZADO EM 16/04/2013, 04h50
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00