Comissão debate investimentos e gestão no setor de energia — Rádio Senado

Comissão debate investimentos e gestão no setor de energia

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DISCUTIU NESTA QUARTA-FEIRA OS INVESTIMENTOS E A GESTÃO NA ÁREA DE ELETRICIDADE E ENERGIA. 

LOC: O DEBATE FAZ PARTE DA AGENDA “INVESTIMENTO E GESTÃO: DESATANDO O NÓ LOGÍSTICO DO PAÍS” PROMOVIDA PELO COLEGIADO, COMO INFORMA O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.  

(Repórter) A Comissão de Infraestrutura separou o primeiro ciclo da Agenda sobre o nó logístico do País para discutir a Energia. No quarto painel sobre o tema, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho destacou o fato de o Brasil ser praticamente autossuficiente na geração de energia. Segundo ele, importamos apenas 8% do total: a sobra paraguaia da eletricidade de Itaipu, gás da Bolívia e um pouco de carvão para a siderurgia. Altino defendeu o modelo brasileiro que privilegia as hidrelétricas. 

(Altino Ventura Filho) A melhor solução para atender o mercado de energia elétrica em nosso País. Não quer dizer que as outras não sejam boas também e que nós não necessitamos delas. Mas a hidroeletricidade é o carro-chefe e temos que batalhar para conseguir isso aí. É um privilégio ter esses recursos hidrelétricos para produção de energia elétrica. 

(Repórter) Altino recebeu ainda perguntas por meio do Alô Senado, que foram lidas pelo presidente da Comissão de Infraestrutura, Fernando Collor, senador do PTB de Alagoas. 

(Fernando Collor) Não seria melhor privatizar o sistema hidroelétrico no país, se assim não seria o atendimento melhor? Segundo ele no estado de Pernambuco o sistema elétrico é privatizado e funciona muito bem. Essa pergunta do Sr. Antônio da Silva Cavalcante, da fazenda Joá, em Cabrobó, Pernambuco. 

(Repórter) O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia afirmou que a geração de energia hidrelétrica, em nenhum lugar do mundo, está entregue à iniciativa privada. Altino disse que deve ter havido uma confusão. Na verdade em Pernambuco e em outros lugares a iniciativa privada participa da distribuição de energia. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço. 

LOC: O ADMINISTRADOR PAULO KEV TAMBÉM PARTICIPOU DA AUDIÊNCIA PÚBLICA. 

LOC: A CI AINDA RATIFICOU O HORÁRIO DE SETE E MEIA, ÀS QUARTAS-FEIRAS, PARA AS REUNIÕES DO COLEGIADO, PELO MENOS ATÉ QUE OS SENADORES CONCLUAM O DEBATE SOBRE OS DIAS E HORÁRIOS DE TODAS AS COMISSÕES DA CASA.
10/04/2013, 03h58 - ATUALIZADO EM 10/04/2013, 03h58
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00