Senado cria comissão para analisar legislação sobre combate a incêndios — Rádio Senado

Senado cria comissão para analisar legislação sobre combate a incêndios

LOC: O SENADO FEDERAL INSTALOU NESTA TERÇA-FEIRA UMA COMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ANALISAR A LEGISLAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS NO PAÍS. 

LOC: A INICIATIVA FOI MOTIVADA PELA TRAGÉDIA OCORRIDA EM SANTA MARIA, NO RIO GRANDE DO SUL, QUE PROVOCOU A MORTE DE MAIS DE DUZENTAS E QUARENTA PESSOAS. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) A criação de uma comissão temporária para estudar as leis sobre prevenção e combate a incêndios foi sugerida pelos senadores da bancada gaúcha, após o incêndio na boate Kiss, ocorrido em janeiro. O colegiado terá um prazo de 60 dias para analisar as regras atuais e fazer recomendações para tornar mais rigorosas as normas relativas ao tema. Logo após ser instalada, a comissão elegeu como presidente a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul. 

(Ana Amélia) O dever dos parlamentares é criar as condições para evitar novas tragédias, através de uma boa política de prevenção, não só no combate a incêndios, mas também na evacuação das pessoas que estão em locais de risco na hora de um incêndio. E de medidas técnicas que os especialistas virão nos informar quais são os melhores caminhos a serem adotados nesses casos, nesses episódios. 

(Repórter) Para a vice-presidência foi eleito o senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, que lamentou o fato de a comissão só ter sido criada após a tragédia de Santa Maria. 

(Cyro Miranda) A gente, aqui no país, a gente precisa viver a desgraça para depois socorrer. Nós nunca imaginávamos passar por uma catástrofe dessa natureza, então cruzar os braços diante do que nós vimos seria um absurdo. Nós vamos entrar e mergulhar fundo nessas questões todas das casas de entretenimento noturno. 

(Repórter) O relator da comissão será o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul.
26/03/2013, 07h18 - ATUALIZADO EM 26/03/2013, 07h18
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00