Militares querem equiparar vencimentos aos dos servidores civis — Rádio Senado

Militares querem equiparar vencimentos aos dos servidores civis

LOC: OS MILITARES DO BRASIL RECLAMAM QUE OS VENCIMENTOS DELES ESTÃO DEFASADOS EM ATÉ 150 POR CENTO QUANDO COMPARADOS COM SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS CIVIS. 

LOC: ELES PEDIRAM O APOIO DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO PARA TER A SITUAÇÃO CORRIGIDA. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS.  

(REPÓRTER) A diferença salarial entre os militares e os servidores públicos federais civis com a mesma formação e tempo de serviço é defasada em quase 150 por cento. A informação foi dada pelos participantes da audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, que discutiu a situação dos aposentados e pensionistas das Forças Armadas. Por isso, eles pedem equiparação dos vencimentos entre os militares e os servidores civis federais. Um dos exemplos é a falta de reconhecimento aos adicionais pagos ao servidor federal, que busca especialização acadêmica, como especialização, mestrado e doutorado. A defasagem salarial atinge de forma mais severa os soldados, cabos e sargentos, o que leva muitos militares a desistirem da carreira, como explica o sargento José Henrique Oliveira.

(Sargento da Aeronáutica - José Henrique): O que reivindicamos aqui hoje pelo direito que perdermos. Temos pressa, quem tem fome tem pressa, temos fome de cultura , de educação para nossos filhos para que possam ter condições de igualdade. Tenho 27 anos de serviço prestado, Tive e tenho orgulho de ser militar, mas esse sentimento tem ficado esquecido pela desigualdade salarial que vivemos hoje.

(REPÓRTER): O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, autor do pedido da audiência pública, vai reunir todas as reivindicações apresentadas e enviá-las à Presidência da República e aos ministérios envolvidos, como Planejamento e Defesa.

(Paulo Paim) ... com uma audiência pública posso ajudar pra que se avance nas negociações , mas é bom lembrar que eu não tenho a caneta na mão, quem tem a caneta é a presidenta, o governador, mas vou ajudar que os pleitos sejam levados e oxalá sejam atendidos. 

(REPÓRTER) Segundo os representantes dos militares, a medida provisória 2215 de 2001, que tratou do reajuste dos militares, deixou de fora direitos já adquiridos e aumentou a defasagem entre os valores pagos pela União aos servidores civis e aos integrantes das Forças Armadas.
25/03/2013, 02h18 - ATUALIZADO EM 25/03/2013, 02h18
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00