Vanessa Grazziotin é a 1ª titular da Procuradoria da Mulher do Senado — Rádio Senado

Vanessa Grazziotin é a 1ª titular da Procuradoria da Mulher do Senado

LOC: A SENADORA VANESSA GRAZZIOTIN, DO PC do B DO AMAZONAS, É A PRIMEIRA TITULAR DA PROCURADORIA DA MULHER DO SENADO. 

LOC: O PROJETO QUE CRIA ESSA FUNÇÃO FOI APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA EM PLENÁRIO. OS DETALHES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) Como procuradora da Mulher, Vanessa Grazziotin vai acompanhar a aplicação de políticas públicas no país para buscar a igualdade de direitos e oportunidades entre os gêneros. A autora do projeto é a própria senadora pelo PC do B do Amazonas, que, na justificativa, lembrou que o País avançou muito na parte legislativa e na aplicação dessas políticas, mas que ainda é preciso trabalhar na correção das desigualdades entre homens e mulheres. Um exemplo, segundo ela, está no Congresso, onde menos de dez por cento das cadeiras são ocupadas por mulheres. Vanessa Grazziotin defendeu mudanças na atual política de quotas, que garante às mulheres um terço do total de vagas nos partidos: 

(Vanessa Grazziotin) O tempo mostrou que ela é insuficiente e hoje os outros Países estão mudando para que? Para a votação em listas partidárias e nessas listas haver o escalonamento, o revezamento entre homem e mulher. Ou seja, alternância um candidato homem, uma mulher, e assim que parlamentos do mundo inteiro inclusive aqui do nosso continente, Argentina, Uruguai, estão conquistando uma presença de 40 por cento aproximadamente para as mulheres. 

(Repórter) Vanessa Grazziotin lembrou ainda que o novo órgão não vai provocar despesas extras ao Senado. E afirmou que vai buscar parcerias com a Secretaria Especial dos Direitos das Mulheres, as Assembléias Legislativas e as Câmaras de Vereadores.
20/03/2013, 06h57 - ATUALIZADO EM 20/03/2013, 06h57
Duração de áudio: 01:24
Ao vivo
00:0000:00