Sociedade precisa adotar um padrão de consumo mais sustentável — Rádio Senado

Sociedade precisa adotar um padrão de consumo mais sustentável

LOC: AS SOCIEDADES PRECISAM ADOTAR UM PADRÃO DE CONSUMO MAIS SUSTENTÁVEL PARA EVITAR A PIORA DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS NO PLANETA. 

LOC: ESTA FOI A TÔNICA DA REUNIÃO DA COMISSÃO MISTA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, QUE COMEMOROU NESTA TERÇA-FEIRA O DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TEMA. REPÓRTER SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) As condições climáticas e o aquecimento global continuam na pauta política, social e econômica em todo o mundo, e 16 de março é o dia nacional de conscientização da sociedade em relação a estas questões. Para lembrar a data, a Comissão Mista de Mudanças Climáticas reuniu parlamentares e especialistas brasileiros e estrangeiros para discutirem as políticas sustentáveis. E é consenso que o Brasil passa por uma mudança, com a inclusão de dezenas de milhões de pessoas em padrões mais elevados dentro da sociedade de consumo, com consequências para as condições ecológicas. O secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luís Pinguelli Rosa, demonstrou preocupação e defendeu uma pactuação internacional na esfera política, com medidas concretas e metas acertadas para todos, além da socialização das medidas entre ricos e pobres. 

(Luís Pinguelli Rosa) O padrão de consumo, este é o grande problema da sociedade. Nós fomos conduzidos a um padrão de consumo impossível pelas condições do planeta. Agora eu bato na tecla, é preciso que isto atinja a todos. Eu não sou a favor da gente ficar com nosso padrão de consumo aqui, nós os que já passamos a porteira, e fecha a porteira pros demais. Distribuição de renda vai significar sempre expansão deste padrão de consumo. 

(Repórter) Também é consenso o fato de o transporte público de baixa qualidade no Brasil ser hoje um dos grandes problemas, pois milhões de novos consumidores optam por comprar carros na primeira oportunidade. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, acredita que uma mudança mais profunda só deverá vir com uma nova geração e, ainda assim, se houver investimento consistente em padrões educacionais voltados para a sustentabilidade ecológica. 

(Cristovam Buarque) A idéia do padrão de consumo, o único caminho pra fazer esta mudança não seria por meio de uma revolução educacional? O conteúdo que a gente ensina pra estas crianças seja um conteúdo da sustentabilidade, mesmo que isto exija uma mudança no padrão de consumo. 

(Repórter) Entre as boas notícias, especialistas e senadores lembraram o crescimento do uso da energia eólica e de outras fontes alternativas não-emissoras de gases poluentes.
19/03/2013, 01h37 - ATUALIZADO EM 19/03/2013, 01h37
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00