Capiberibe quer que meios de comunicação ajudem na divulgação do Orçamento — Rádio Senado

Capiberibe quer que meios de comunicação ajudem na divulgação do Orçamento

LOC: O SENADOR JOÃO CAPIBERIBE QUER O EMPENHO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA DIVULGAR AS FORMAS DE ACESSO, PELO CIDADÃO, AOS DADOS ORÇAMENTÁRIOS DA UNIÃO, DE ESTADOS E MUNICÍPIOS. 

LOC: ELE LEMBROU QUE A PARTIR DE MAIO TODAS AS PREFEITURAS DEVEM DISPONIBILIZAR AS INFORMAÇÕES NA INTERNET. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.  

(Repórter) Termina em 26 de maio o prazo para que municípios com menos de 50 mil habitantes se adequem à Lei da Transparência, de 2009, adotando a divulgação, em tempo real, na Internet, de informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira, como suas receitas e despesas. Como as menores cidades foram as que tiveram maior prazo, a partir dessa data todos os entes públicos dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, da União às prefeituras, ficarão obrigados a expor suas contas. O senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, lembrou que as leis não se incorporam de forma fácil no consciente popular, por isso é preciso incentivar os cidadãos a acompanhar e fiscalizar os gastos estatais. 

(João Capiberibe) Nós demos um salto importante na revelação de como é gasto o dinheiro do contribuinte. Isso é fundamental para a democracia. Agora, o passo decisivo mesmo para que nós possamos exercer de fato uma participação democrática é o controle social desses orçamentos. É necessário que o cidadão se interesse por aquilo que lhe pertence. E as pequenas prefeituras, as prefeituras dos municípios menores trabalham com orçamento menor, um orçamento mais compreensível para o cidadão. 

(Repórter) Dos mais de cinco mil e 500 municípios brasileiros, cerca de quatro mil e novecentos têm 50 mil habitantes ou menos e vão passar a publicar suas contas no fim de maio. Capiberibe pediu apoio dos meios de comunicação para despertar o interesse da sociedade e manter o rigoroso controle dos gastos governamentais.
20/02/2013, 05h14 - ATUALIZADO EM 20/02/2013, 05h14
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00