Creches públicas poderão funcionar no período das férias — Rádio Senado

Creches públicas poderão funcionar no período das férias

LOC: AS CRECHES PÚBLICAS PODERÃO FUNCIONAR NO PERÍODO DAS FÉRIAS, NOS MESES DE JANEIRO E JULHO. É O QUE DETERMINA UM PROJETO JÁ APROVADO PELO SENADO E QUE ESTÁ EM DISCUSSÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS.  

LOC: O OBJETIVO É MELHORAR A EDUCAÇÃO INFANTIL E GARANTIR MAIS TRANQUILIDADE AOS TRABALHADORES COM FILHOS PEQUENOS. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: Se o período de férias significa descanso e diversão para as crianças, é uma época de preocupação para muitos pais, principalmente aqueles que não podem tirar férias com os filhos. A situação fica mais difícil ainda para quem não pode pagar uma babá e não conta com a ajuda de familiares ou vizinhos para cuidar das crianças enquanto estão no trabalho. Para garantir mais tranqüilidade aos trabalhadores que têm filhos de até cinco anos, um projeto da senadora Angela Portela, do PT de Roraima, prevê que as creches públicas podem funcionar durante as férias escolares e no mesmo horário em que ficam abertas nos meses de aula. Pelo texto, logo na matrícula, os pais devem escolher se querem que seus filhos continuem tendo atividades pedagógicas nos meses de janeiro e julho. Se mais da metade dos alunos fizerem esta opção, o estabelecimento será obrigado a funcionar nas férias escolares. A senadora Angela Portela disse que além de beneficiar as famílias, a iniciativa busca melhorar a educação infantil. 

(Angela Portela): Vai ser de fundamental importância tanto pro desenvolvimento educacional, pedagógico, nutricional das nossas crianças, como também à vida dos pais e mães que nem sempre o período de férias coincide. Então o uso destas escolas no período de férias vai ser muito importante pra comunidade. 

(REP): O projeto também garante todos os direitos trabalhistas, como o pagamento de horas extras e férias, aos professores e funcionários de escolas e creches que funcionarem em janeiro e julho. A proposta foi aprovada pela Comissão de Educação do Senado e está em discussão na Câmara dos Deputados.
08/01/2013, 10h52 - ATUALIZADO EM 08/01/2013, 10h52
Duração de áudio: 01:55
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00