Comissão de Infraestrutura analisou cerca de 100 projetos neste ano — Rádio Senado

Comissão de Infraestrutura analisou cerca de 100 projetos neste ano

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA ANALISOU CERCA DE CEM PROJETOS EM 2012. ENTRE ELES, UMA SÉRIE DE MEDIDAS PARA PERMITIR O CRESCIMENTO DA ECONOMIA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO. 

LOC: A PRESIDENTE DA COMISSÃO, SENADORA LÚCIA VÂNIA, FEZ UM BALANÇO POSITIVO DAS ATIVIDADES AO LONGO DO ANO, ELOGIOU O EMPENHO DOS SENADORES E COBROU MAIS INVESTIMENTOS NO SETOR. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(Repórter) Em 2012, a Comissão de Infraestrutura se reuniu 38 vezes para discutir diversos temas, como o Programa de Aceleração do Crescimento, a concessão de aeroportos e o andamento de obras em estádios, rodovias e ferrovias. Os senadores debateram com autoridades e especialistas o funcionamento das Agências Reguladoras; a produção e o custo da energia elétrica e os incentivos para a inovação tecnológica. O objetivo era fazer um diagnóstico dos principais problemas estruturais do Brasil, examinar os entraves do setor e apresentar sugestões para alavancar o desenvolvimento do país. Neste sentido, durante o ano, a Comissão de Infraestrutura analisou um total de 96 projetos. Entre eles, a Lei Geral das Antenas, que cria regras para a instalação e compartilhamento de torres de telefonia celular. A proposta busca garantir um serviço de qualidade e permitir a implantação da rede 4g nas cidades-sede da copa do mundo. A presidente da Comissão, senadora Lúcia Vânia, do PSDB de Goiás, elogiou o empenho dos senadores e defendeu mais investimentos no setor para assegurar o crescimento da economia. 

(Lúcia Vânia) “Por meio de uma infraestrutura eficiente, teremos integração dos diversos modais de transporte, redução de custos, aumento da produtividade e aprimoramento da qualidade dos bens e serviços do setor produtivo. A solução dos problemas não vai apenas assegurar a melhoria do bem-estar da população; também fará com que os investidores não partam para outros mercados. Sem infraestrutura adequada, não há economia forte nem crescimento sustentável. 

(Repórter) A Comissão de Infraestrutura ainda aprovou vários projetos para melhorar a qualidade de vida da população. Entre eles, o que obriga os estádios, ginásios, teatros, casas de espetáculos e veículos de transporte coletivo a reservar cadeiras especiais para pessoas obesas. Além disso, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência ou acompanhadas por crianças de colo devem ter assentos assegurados nas salas de espera em aeroportos, rodoviárias e nos demais terminais de transporte. Para aumentar a segurança no trânsito e diminuir os acidentes com motos, os senadores também votaram uma medida que estabelece a criação de faixa exclusiva para motocicletas nas ruas e estradas mais movimentadas. Outra iniciativa obriga a instalação de sistema de freio “a-b-s” em todos os veículos automotores do país.
26/12/2012, 05h16 - ATUALIZADO EM 26/12/2012, 05h16
Duração de áudio: 03:00
Ao vivo
00:0000:00