CPI conclui investigações sem aprovação do relatório final — Rádio Senado

CPI conclui investigações sem aprovação do relatório final

LOC: A CPI MISTA DO CACHOEIRA CONCLUI AS INVESTIGAÇÕES SEM A APROVAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL.

LOC: MAS OS INTEGRANTES DA COMISSÃO DECIDIRAM QUE ENCAMINHAR PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO TODA A DOCUMENTAÇÃO EM PODER DA CPI. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.
 
(Repórter) Apesar das mudanças feitas ao relatório final, o deputado Odair Cunha, do PT de Minas Gerais, não conseguiu apoio para aprovar as três mil páginas em que pedia o indiciamento de políticos e empresários e a investigação de empresas, entre elas, a construtora Delta. Os contrários ao parecer oficial argumentaram que não houve avanço em relação ao trabalho da Polícia Federal. Por isso, aprovaram uma proposta alternativa do deputado Luiz Pitiman, do PMDB do DF, que em duas páginas recomenda o envio de tudo o que foi apurado pela CPI do Cachoeira para o Ministério Público.
 
(Luiz Pitiman) As investigações agora continuarão e serão aprofundadas. Serão encaminhadas todas as quebras de sigilo para o MPF e para a PF e aí sim, num ambiente sem as influências que aqui tivemos poderão aprofundar e trazer os verdadeiros fatos. 

(Repórter) Mas para o relator, o deputado Odair Cunha, o que aconteceu foi que a CPI acabou em pizza.
 
(Odair Cunha) É lamentável que apesar de todo esforço feito diante de provas incontestes, a CPI não emite juízo de valor sobre nada. Ela se nega a levantar provas, identificar indícios e apresentar conclusões. As conclusões são um nada, um vazio, uma pizza geral. 

(Repórter) Já o líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do estado do Paraná, argumentou que se houve pizza, há um responsável.
 
(Alvaro Dias) Esse escândalo tendo a empresa Delta como matriz, envolvendo inúmeras outras empresas fantasmas, o governo colocou o pé no frei, encerrou a CPI e impediu a investigação. O governo é responsável por essa CPI terminar em pizza. 

(Repórter) Ao lamentar o resultado, o senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, espera que o Ministério Público continue com as investigações de posse do material da CPI.

(Randolfe Rodrigues) Voltemos ao Ministério Público, onde tudo isso começou. Ainda acredito nele. Com os sigilos da CPI que vão receber, as investigações vão seguir em frente. 

(Repórter) A CPI Mista do Cachoeira foi criada em abril para investigar as relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários.
18/12/2012, 04h33 - ATUALIZADO EM 18/12/2012, 04h33
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00