Aprovada MP que concede benefícios contábeis para veículos de carga — Rádio Senado

Aprovada MP que concede benefícios contábeis para veículos de carga

LOC: O SENADO APROVOU, NESTA SEGUNDA-FEIRA, A MEDIDA PROVISÓRIA QUE CONCEDE BENEFÍCIOS CONTÁBEIS PARA A AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS DE CARGA.  

LOC: A MATÉRIA FOI APROVADA APÓS ACORDO ENTRE OS PARTIDOS DA OPOSIÇÃO E DA BASE GOVERNISTA. REPORTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) A Medida Provisória 578 permite às empresas acelerar a depreciação contábil de veículos de carga comprados entre os meses de setembro e dezembro deste ano. Essa mudança na contabilidade possibilita a redução do valor do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, o que deve estimular a substituição do maquinário pela indústria. Mas durante a análise da MP na Câmara dos Deputados, vários outros assuntos foram incorporados ao texto original, entre eles o parcelamento das dívidas de estados e municípios com o PASEP. O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, reclamou da inclusão dessas emendas, e ameaçou obstruir a votação da matéria no plenário do Senado. 

(Alvaro Dias) Mais uma medida provisória recheada de penduricalhos. O governo apresentou uma medida provisória que trazia apenas dois artigos, passa a ter agora 17 artigos. Nós não podemos legislar dessa forma. 

(Repórter) Diante do protesto, o líder do governo, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, concordou em retirar as emendas inseridas na MP 578 pelos deputados. 

(Eduardo Braga) Para que nós façamos a votação do texto original, como veio da senhora presidenta para o Congresso Nacional, e portanto votando em acordo o texto original da MP. 

(Repórter) Como a MP foi aprovada pelos senadores com alteração em relação ao texto recebido da Câmara, ela retornou para análise dos deputados federais. Da Rádio Senado, Celso Cavalcanti.
17/12/2012, 07h11 - ATUALIZADO EM 17/12/2012, 07h11
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00