Deficiências no projeto são as causas principais dos problemas nas obras — Rádio Senado

Deficiências no projeto são as causas principais dos problemas nas obras

LOC: OS REPRESENTANTES DA CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO E DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO AFIRMARAM QUE AS DEFICIÊNCIAS DO PROJETO BÁSICO DAS OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DOS PROBLEMAS DO EMPREENDIMENTO. 

LOC: ELES FORAM OUVIDOS NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO EXTERNA QUE ACOMPANHA OS PROGRAMAS DE TRANSPOSIÇÃO E REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

(Repórter) Até agora apenas quarenta e três por cento da obra de transposição do São Francisco foi executada, segundo o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Os dois técnicos ouvidos nesta quarta-feira pela comissão externa que analisa o assunto culparam principalmente as deficiências dos projetos da obra pelo atraso. Isso, fez com que as empresas fossem obrigadas a lidar com uma realidade de campo bem diferente daquilo que estava no papel o que provocou uma série de imprevistos como a necessidade de novos serviços com preços diferentes. Juliana Monteiro, da Secretaria de Fiscalização de Obras do TCU lembrou que menos de 1 por cento de todo o valor da obra de transposição do São Francisco, de oito bilhões e duzentos milhões de reais foi destinada ao projeto. Ela afirmou que essa cultura precisa mudar no Brasil 

(Juliana Monteiro) Temos que ter muito cuidado, mas muito cuidado mesmo para daqui a algum tempo nós não termos várias obras com projetos executivos deficientes sem a possibilidade de uma reformulação desse projeto porque o gestor não se sente a vontade em contratar uma reformulação de projeto executivo durante a obra. 

(Repórter) Para o relator da Comissão que acompanha as obras de Transposição do Rio São Francisco, o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco as explicações dos dois técnicos foram esclarecedoras. 

(Humberto Costa) As apresentações e as explicações que foram dadas tanto pela controladoria geral quanto pelo tribunal de contas acho que são bastante satisfatórias. Permite que essa comissão tenha um cenário de momento de todas as razões pelas quais tivemos atraso na obra, necessidade de licitação... 

(Repórter) O objetivo da transposição do Rio São Francisco é garantir o fornecimento de água para doze milhões de habitantes de mais de trezentos municípios do agreste e do sertão dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
12/12/2012, 01h50 - ATUALIZADO EM 12/12/2012, 01h50
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00