Senado comemora 69 anos do movimento dos Focolares — Rádio Senado

Senado comemora 69 anos do movimento dos Focolares

LOC: OS SESSENTA E NOVE ANOS DO MOVIMENTO DOS FOCOLARES FORAM COMEMORADOS HOJE EM SESSÃO SOLENE DO CONGRESSO NACIONAL.  

LOC: A HOMENAGEM FOI PEDIDA PELO SENADOR WELLINGTON DIAS, DO PT DO PIAUÍ. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) O Movimento dos Focolares nasceu na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Pretende promover o diálogo entre todas as religiões e difundir a cultura da fraternidade. Segundo a organização, os focolares estão presentes em 128 países e no Brasil são 280 mil integrantes. O senador Wellington Dias lembrou que o movimento foi criado pela italiana Chiara Lubich, em um momento em que o mundo estava em guerra. Foi um pedido pela paz, mas vai além. 

(Wellington Dias) Pautado pelo trabalho coletivo e comunhão de bens de seus participantes e sempre buscando um mundo unido. O focolares atua nos mais variados aspectos culturais contribuindo para uma crescente participação que vão do mundo católico passando por fieis e sacerdotes de outras religiões. 

(Repórter) Juliana Fonseca, que é a presidente do Movimento dos Focolares na região Brasil Central, leu a mensagem enviada pela presidente do movimento no mundo, Maria Votti. Segundo o texto, Maria Votti, fala que o crescimento dos Focolares no mundo não é obra dos homens. 

( Juliana Fonseca) mas fruto de um carisma que Deus nos doou a fim de contribuir para a fraternidade universal. (Repórter) O termo focolares tem origem italiana e significa o fogo do amor de deus nas famílias.
07/12/2012, 04h05 - ATUALIZADO EM 07/12/2012, 04h05
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00