Senadores alertam que produção de soja e algodão pode ser inviabilizada — Rádio Senado

Senadores alertam que produção de soja e algodão pode ser inviabilizada

LOC: A PORTARIA DO IBAMA QUE PROIBIU A APLICAÇÃO DE INSETICIDAS COM O USO DE AVIÕES VAI INVIABILIZAR A PRODUÇÃO DE ALGODÃO E DE SOJA. 

LOC: FOI O QUE ALERTARAM NESTA QUINTA-FEIRA SENADORES DA COMISSÃO DE AGRICULTURA. ELES APROVARAM UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR A PROIBIÇÃO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Próxima quinta-feira, dia 13, às oito e meia da manhã. É quando a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, CRA, vai debater as consequências de uma portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama, que proibiu o uso de aviões para aplicar inseticidas na agricultura. Representantes dos produtores de algodão enviaram uma carta ao ministro da Agricultura alertando que a medida vai inviabilizar esse tipo de cultura no país. O presidente da CRA, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, afirmou que a pulverização por via aérea é a principal forma de combater as pragas que atingem o algodão: o bicudo, o pulgão e a mosca-branca. 

(GURGACZ) Parece uma conspiração contra a economia brasileira, uma conspiração contra o aumento da produção de alimentos em nosso país. Não dá para entender: no momento em que o Brasil avança na produção de alimentos, avança na exportação, nós temos uma medida interna, através de uma portaria, proibindo a produção praticamente de algodão no nosso país. 

(REPÓRTER) A portaria proíbe o uso de três substâncias usadas principalmente nas plantações de algodão e também nas de soja. Segundo o Ibama, estudos científicos apontam que os inseticidas aplicados por via aérea causam efeitos adversos nas abelhas. Além do Ibama, vão ser convidados a enviar representantes à audiência pública os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, a Embrapa e os produtores de soja e de algodão.
06/12/2012, 11h31 - ATUALIZADO EM 06/12/2012, 11h31
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00