Senado aprova criação do vale cultura — Rádio Senado

Senado aprova criação do vale cultura

LOC: OS SENADORES APROVARAM NESTA QUARTA-FEIRA O PROJETO QUE CRIA O VALE CULTURA. 

LOC: O BENEFÍCIO DE CINQÜENTA REAIS PODERÁ SER USADO PELOS TRABALHADORES PARA COMPRAR INGRESSOS DE TEATRO E CINEMA, ALÉM DE LIVROS E CD’S. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) De acordo com um levantamento do IBGE, feito em 2010, nove em cada dez brasileiros nunca foram a museus e teatros, e noventa por cento das cidades do país não contam com cinemas. Além disso, apenas 17% da população compram pelo menos um livro por ano. Tentar mudar esse quadro é o objetivo do Vale Cultura, que vai beneficiar os trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos. O auxílio de cinquenta reais poderá ser usado na compra de ingressos de teatro, cinema, shows e espetáculos, além de livros, CDs, DVDs, revistas e jornais. As empresas que aderirem ao programa poderão descontar até cinco reais dos empregados e deduzir a diferença no pagamento do imposto de renda. O senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, disse que o benefício vai proporcionar maior possibilidade de acesso à cultura. 

(Renan Calheiros) estimulando as visitas e o acesso a equipamentos e eventos artísticos e culturais, de forma à proporcionar à população o pleno exercício de seus direitos sociais à cultura e estimular a geração de trabalho, renda e emprego por meio de um maior e mais democrático desenvolvimento da economia popular. 

(Repórter) O dinheiro do vale cultura será creditado em um cartão magnético para uso em estabelecimentos credenciados. A proposta seguiu para sanção da presidente da República.
05/12/2012, 07h13 - ATUALIZADO EM 05/12/2012, 07h13
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00