Empresas poderão ser obrigadas a orientar passageiros sobre trombose — Rádio Senado

Empresas poderão ser obrigadas a orientar passageiros sobre trombose

LOC: UM PROJETO APROVADO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS PREVÊ QUE AS EMPRESAS DE TRANSPORTE DEVEM ORIENTAR SEUS PASSAGEIROS SOBRE A TROMBOSE VENOSA PROFUNDA. 

LOC: A ENFERMIDADE, TAMBÉM CONHECIDA COMO “DOENÇA DA CLASSE ECONÔMICA” É GRAVE E MAIS COMUM EM VIAGENS DE LONGA DURAÇÃO. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE. 

(Repórter) A Trombose venosa profunda é causada pela formação de coágulos sanguíneos dentro das veias profundas. A imobilidade prolongada dos passageiros, causada pelas longas viagens, colabora na formação desses coágulos. Um projeto aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais prevê que as empresas de transporte terrestre devem dar orientações sobre a maneira de se combater a doença. O médico e senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, alerta que algumas medidas simples ajudam a evitar a Trombose: 

(Paulo Davim) Os passageiros levantarem um pouco, caminharem um pouco, aquela pessoas que podem utilizar as meias que ajudam o retorno venoso, podem utilizar, é indicado inclusive. Não pode passar muito tempo no imobilismo, sentado, sem se mexer. 

(Repórter) O Senador Paulo Davim lembrou que o projeto é mais um passo na valorização da chamada medicina preventiva: 

(Paulo Davim) O Brasil está finalmente enxergando a importância da prevenção das doenças. E a prevenção acontece todos os dias, em todos os lugares e de todas as formas. 

(Repórter) De acordo com o texto aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais, as informações sobre a prevenção da Trombose devem estar nos bilhetes que são vendidos aos passageiros. A proposta vai agora para a Sanção Presidencial.
22/11/2012, 05h58 - ATUALIZADO EM 22/11/2012, 05h58
Duração de áudio: 01:18
Ao vivo
00:0000:00