Congresso prepara atração especial em homenagem à data — Rádio Senado

Congresso prepara atração especial em homenagem à data

LOC: NO ÚLTIMO DIA / NESTE DIA 15 DE NOVEMBRO COMEMORAMOS 123 ANOS DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL. 

LOC: E OS CIDADÃOS QUE VISITAREM O CONGRESSO NACIONAL ATÉ DOMINGO VÃO TER A OPORTUNIDADE DE CONHECER AINDA MAIS UM POUCO DA HISTÓRIA REPUBLICANA BRASILEIRA. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE.  

(Repórter) (Música - Hino da República) Em 15 de novembro de 1889 a monarquia brasileira deu seu último suspiro e, a partir daquele dia, o Brasil passou a ser um país republicano. Sob a presidência de Marechal Deodoro da Fonseca, começava ali o sistema de governo que persiste até os dias atuais. Para o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, essa mudança foi fundamental para preservar a unidade do país: 

(José Sarney) A República simboliza sobretudo a liberdade. E a federação representa a unidade. O Brasil só pode ser esse grande país unido graças ao conceito de federação, de federalismo, que vinha contra a idéia do estado unitário que tinha sido defendida durante o império. 

(Repórter) Para relembrar alguns fatos marcantes desta história, o grupo de teatro “Caixa Cênica” irá apresentar, durante a visita guiada que acontece no Congresso Nacional, três figuras que tiveram importantes papeis para a formação da República Brasileira: Tiradentes, o jornalista e parlamentar Aristides Lobo e o ex-presidente e senador Itamar Franco. Aguirre Neto, coordenador da Visitação Institucional do Senado Federal, aponta o objetivo desse projeto: 

(Aguirre Neto) Trazer essa história, resgatar essa história. Fazer com que o público visitante aqui do Palácio do Congresso Nacional se reconheça, reconheça a própria história e possa, a partir de então, valorizá-la. 

(Repórter) As visitas guiadas com a apresentação do grupo “Caixa Cênica” podem ser feitas até o dia 18 de novembro, entre nove e meia da manhã e quatro e meia da tarde. O início da visita acontece no Salão Negro, com entrada próxima à rampa do Palácio do Congresso Nacional.
14/11/2012, 06h56 - ATUALIZADO EM 14/11/2012, 06h56
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00