Descumprimento de prazo pode levar a liquidação de planos de saúde, diz ANS — Rádio Senado

Descumprimento de prazo pode levar a liquidação de planos de saúde, diz ANS

LOC: OS PLANOS DE SAÚDE QUE NÃO DISPONIBILIZAREM ATENDIMENTO MÉDICO NOS PRAZOS DEFINIDOS PELA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR PODERÃO SOFRER LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL. 

LOC: FOI O QUE AFIRMOU O PRESIDENTE DA ANS, MAURÍCIO CESCHIN, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA TERÇA-FEIRA NO SENADO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA. 

TÉC: A cada três meses, a Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, divulga um relatório sobre a qualidade dos atendimentos dos planos de saúde. O último levantamento revelou que 301 planos de 38 operadoras receberam uma espécie de cartão amarelo e estão proibidos de vender novas adesões no mercado. Usuários desses planos enfrentam dificuldades para marcar consultas, exames e cirurgias dentro do prazo mínimo determinado pela ANS. Diante dos senadores da Comissão de Assuntos Sociais, o presidente da agência, Maurício Ceschin, alertou que haverá punições mais severas para as operadores que não cumprirem as metas. 

(CESCHIN 1) Pode evoluir para um regime especial de direção técnica, em que a gente designa um representante público, um diretor técnico, que fica dentro da operadora acompanhando as medidas que ela toma em relação à correção necessária do atendimento, para que seja feito dentro do prazo adequado. E caso isso não ocorra a direção técnica pode evoluir para um regime de liquidação extrajudicial, o encerramento das atividades dessa operadora. 

(REPÓRTER) Autor do requerimento da audiência pública para discutir a situação dos planos de saúde, o senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, cobrou melhor estrutura da ANS para ampliar a fiscalização do setor. 

(FERRAÇO 1) Observa-se a cada momento que a expansão de brasileiras e brasileiros que estão saindo do Sistema Único, por ausência de atendimento, e estão se movendo para o sistema suplementar é muito grande. Nos parece que a tendência é continuarmos vendo a expansão do sistema suplementar brasileiro. 

(REPÓRTER) O próximo relatório trimestral da Agência Nacional de Saúde Suplementar vai ser divulgado no dia 19 de dezembro. Operadoras que fizerem parte da lista pela quarta vez consecutiva estarão sujeitas à intervenção de um diretor técnico designado pela ANS.
30/10/2012, 00h25 - ATUALIZADO EM 30/10/2012, 00h25
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00