Plano Nacional de Educação destina 10% do PIB para educação — Rádio Senado

Plano Nacional de Educação destina 10% do PIB para educação

LOC: SENADORES ESTÃO OTIMISTAS QUANTO À APROVAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, VOTADO NESTA QUARTA-FEIRA PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS. 

LOC: O TEXTO AUMENTA DE CINCO, PARA DEZ POR CENTO DO PIB, OS INVESTIMENTOS PÚBLICOS NO SETOR. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) O projeto do Plano Nacional de Educação define um total de vinte metas a serem atingidas nos próximos dez anos. Entre elas está a de universalizar o acesso ao ensino médio e a educação infantil para crianças de 4 e 5 anos de idade. O Plano também prevê a erradicação do analfabetismo e o aumento das vagas no ensino superior e na educação profissional, entre outras medidas. De acordo com o texto, esses objetivos serão conquistados a partir da elevação dos investimentos públicos na área da educação, que segundo o projeto aprovado pelos deputados devem chegar a 10% do Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país. O projeto original previa que esses investimentos deveriam subir de cinco para sete por cento do PIB, mas o líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, espera que o Senado confirme o percentual aprovado pelos deputados federais. 

(Alvaro Dias) Olha, quanto à oposição não há dúvida, nós a aprovaremos. Entendemos ser uma medida significativa, um avanço importante. Não sei se o governo permitirá que sua base apóie. Eu tenho alguma dúvida porque a posição do governo tem sido contrária. O governo não quer que passe dos 7%. Nós vamos tentar no Senado manter os 10% aprovados pela Câmara. 

(Repórter) Na avaliação do senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, pela relevância do assunto, o projeto que institui o Plano Nacional de Educação será analisado com carinho pelos senadores. 

(Rodrigo Rollemberg) Eu entendo que esse é um tema que despertará muito interesse no Senado Federal, pela importância que o Senado dá à educação. Efetivamente nós precisamos ampliar os investimentos em educação e portanto esse projeto acho que entra na pauta dos projetos prioritários a serem apreciados pelo Senado nos próximos meses. 

(Repórter) Conforme o projeto do Plano Nacional de Educação aprovado pelos deputados, metade de todos os recursos obtidos com a exploração do petróleo da camada pré-sal deverão ser destinados à educação.
18/10/2012, 07h00 - ATUALIZADO EM 18/10/2012, 07h00
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00