Atual sistema de ensino médio é um exterminador do futuro, diz especialista — Rádio Senado

Atual sistema de ensino médio é um exterminador do futuro, diz especialista

LOC: O ATUAL SISTEMA DE ENSINO MÉDIO NO BRASIL É UM EXTERMINADOR DO FUTURO. A AVALIAÇÃO FOI FEITA PELO ESPECIALISTA JOÃO BATISTA OLIVEIRA, EM EVENTO ORGANIZADO PELA FRENTE PARLAMENTAR DA EDUCAÇÃO. 

LOC: ELE REVELOU QUE APENAS QUATRO DE CADA DEZ ALUNOS QUE INICIAM O ENSINO MÉDIO CONSEGUEM CONCLUIR ESTA ETAPA. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: O especialista em educação e presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, defendeu mudanças no sistema de ensino no Brasil durante o debate organizado pela Frente Parlamentar pela Educação. Segundo ele, o atual modelo de ensino médio está na contramão do resto do mundo, com o excesso de disciplinas obrigatórias e sem permitir que os alunos apliquem na vida prática o que se aprende nas salas de aula. Ele lamentou que apenas 10 por cento dos estudantes cursem escolas técnicas, um cenário bem diferente de outros países desenvolvidos, em que até metade dos alunos aprende uma profissão na escola. João Batista Oliveira também revelou um dado que considera preocupante: seis em cada dez estudantes que iniciam o ensino médio abandonam as salas de aula e apenas quatro conseguem concluir esta etapa. 

(João) Acho que a única conclusão que a gente pode tirar destes dados é que o ensino médio no Brasil tal e qual ele é concebido ele é o grande exterminador do futuro. Ele castra, ele mata qualquer tentativa, qualquer possibilidade de esperança para esta juventude. 

(REPÓRTER) O especialista ainda criticou a importância que o governo dá ao Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem, pois apenas o Brasil adota um sistema único para avaliar o desempenho dos estudantes. Já o senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, disse que o mecanismo permite uma radiografia da educação e o acesso à universidade. Por isso, ele apresentou uma proposta que torna o exame obrigatório aos alunos que concluem o ensino médio 

(Diniz) Hoje já temos mais de seis milhões de estudantes participando do Enem. E tenho certeza que ao se tornar obrigatório a gente vai ter todas as escolas do Brasil participando do Enem e isso vai permitir algo excepcional em termos de avaliação precisa de nossa qualidade de ensino e ao mesmo tempo permitindo aos alunos das localidades mais distantes do Brasil a ingressarem na faculdade através deste exame 

(REPÓRTER) O evento organizado pela Frente Parlamentar da Educação faz parte do ciclo de palestras para discutir os desafios do ensino no Brasil.
10/10/2012, 01h31 - ATUALIZADO EM 10/10/2012, 01h31
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00