Proposta permite que ciclistas levem bicicletas como bagagem — Rádio Senado

Proposta permite que ciclistas levem bicicletas como bagagem

LOC: CICLISTAS PODERÃO LEVAR SUAS BICICLETAS DE GRAÇA, COMO BAGAGEM, EM VIAGENS INTERESTADUAIS. 

LOC: PROPOSTA COM ESSE OBJETIVO ESTÁ PRONTA PARA VOTAÇÃO NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DO SENADO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Ciclistas que precisam se deslocar em ônibus interestaduais e internacionais para chegar até as rotas muitas vezes são impedidos de despachar suas bicicletas pelas regras das empresas. De acordo com o senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, um decreto de 1998 trata do transporte de bicicletas desmontadas como bagagem despachada, mas, na prática, cada empresa de transporte decide se leva ou não e ainda se estão sujeitas à cobrança de tarifas adicionais. Algumas pessoas relataram que já deixaram de viajar porque a empresa de ônibus se recusou a enquadrar a bicicleta na franquia de bagagem, nem permitiu o embarque como encomenda, sem a nota fiscal. 

(Rodrigo Rollemberg) Os ciclistas têm muitas dificuldades, dependem sempre da boa vontade do motorista, não têm isso regulamentado em lei. E portanto era uma aspiração, uma reivindicação dos ciclistas que nós atendemos, dando a garantia de que o ciclista, quando vai se deslocar em um ônibus interestadual, tem o direito de transportar a sua bagagem, de forma gratuita. 

(Repórter) De acordo com a proposta, as bicicletas desmontadas devem ser consideradas bagagem e transportadas gratuitamente, sem necessidade das notas fiscais. O relator, senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, mudou o texto para estabelecer uma franquia de bagagem que inclua as bicicletas, de até 30 quilos e de comprimento máximo de um metro e 30 centímetros. Caso a bagagem ultrapasse esse limite, a empresa poderá cobrar até 20% do preço da passagem.
04/10/2012, 01h35 - ATUALIZADO EM 04/10/2012, 01h35
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00