Paulo Paim quer garantir política de reajuste real para aposentados — Rádio Senado

Paulo Paim quer garantir política de reajuste real para aposentados

LOC: O SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL, QUER GARANTIR, NO ORÇAMENTO FEDERAL DE 2013, UMA POLÍTICA DE REAJUSTE REAL PARA OS APOSENTADOS.
 
LOC: ELE DEVE APRESENTAR DUAS EMENDAS AO PROJETO ORÇAMENTÁRIO, VINCULANDO ESSE REAJUSTE AO CRESCIMENTO DO PIB E AO AUMENTO DA MASSA SALARIAL NO PAÍS. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) A cada ano, durante a análise do Orçamento Geral da União, o reajuste das aposentadorias é um tema que levanta discussões entre deputados, senadores e também o Poder Executivo. Na avaliação do senador Paulo Paim, do PT gaúcho, é preciso dar tranquilidade aos aposentados, assegurando a eles uma política definida de reposição dos seus ganhos, assim como acontece em outros países.
 
(Paulo Paim) A maioria dos países do mundo tem algum tipo de indexação para o aposentado. Ou é de acordo com a categoria de origem dele, ou de acordo com o crescimento do salário mínimo, e outros adotam até o crescimento da massa salarial. Eu espero que os deputados e senadores esse nosso projeto para de uma vez por todas a gente ter uma política de valorização dos benefícios dos aposentados e pensionistas, como fizemos já com o salário mínimo.

(Repórter) Paulo Paim disse que tentou garantir essa política de reajuste dos aposentados por meio de uma emenda que apresentou durante a discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias, ainda no primeiro semestre.

(Paulo Paim) A emenda apenas abria o processo de negociação, e quando a emenda, essa, foi vetada, foi dito que essa matéria tinha que ser discutida no orçamento. Então nós já estamos providenciando duas emendas ao orçamento: uma vinculando o crescimento do salário do aposentado ao PIB, o aumento real, e outra vinculando ao crescimento da massa salarial no país. A massa salarial foi de 4%, real, então nós vamos dar a inflação mais 4%. E assim sucessivamente.
 
(Repórter) A previsão é que o projeto da lei orçamentária para o ano que vem tenha sua votação concluída pelo Congresso até o dia 21 de dezembro.
21/09/2012, 07h17 - ATUALIZADO EM 21/09/2012, 07h17
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00