Mortalidade infantil caiu 73% nos últimos 20 anos — Rádio Senado

Mortalidade infantil caiu 73% nos últimos 20 anos

LOC: NOS ÚLTIMOS VINTE ANOS, A MORTALIDADE INFANTIL NO BRASIL NA FAIXA DE ATÉ CINCO ANOS DE IDADE CAIU 73 POR CENTO. 

LOC: O RESULTADO CONSTA DE UM RELATÓRIO DO FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA, O UNICEF. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE.  

(Repórter) Em 1999, o número de crianças brasileiras que morria antes de completar os cinco anos de idade era de 58 a cada grupo de mil nascidos. No ano 2000, o índice desceu para 36 a cada mil. Passados mais de vinte anos, em 2011, o índice caiu para 16 mortes em cada grupo de mil crianças nascidas. A redução na mortalidade das crianças brasileiras foi comentada pelo senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, em entrevista ao programa Conexão Senado. 

(Mozarildo Cavalcanti) “Esse número é na média, se você olhar para da classe média para cima esse número cai de maneira assustadora, ou significativa. Então é muito importante que o Brasil continue perseguindo, buscando baixar esse índices ainda mais, de forma que a gente tenha uma queda significativa e principalmente mais representativa aonde incide maior esse índice que é na camada mais pobre, mais sofrida da população” 

(Repórter) De acordo com o relatório do UNICEF, o que explica a evolução na saúde da infância é um conjunto de políticas federais adotadas pelos diversos governos. O senador Mozarildo Cavalcanti, que é médico, foi secretário estadual de saúde e presidiu o Conselho Regional de Medicina em Roraima, explica como estes governos alcançaram a redução da mortalidade infantil. 

(Mozarildo Cavalcanti) “Notadamente implementando programas como o programa de saúde da família, o rede cegonha e tantos outros que, de fato, estimulam que hajam nessas camadas mais vulneráveis da sociedade, essas camadas mais pobres, condições de que essas crianças não tenham esse tipo de óbito.” 

(Repórter) O UNICEF também apontou as campanhas de vacinação em massa, melhorias nos serviços de saneamento básico, nos níveis educacionais das mães e nos índices de aleitamento materno como medidas que contribuíram para reduzir a mortalidade infantil. Outro fator apontado é o crescimento da renda nas famílias, com consequente melhor alimentação das crianças.
17/09/2012, 05h21 - ATUALIZADO EM 17/09/2012, 05h21
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00