Subcomissão debate ações do Executivo voltadas para melhoria dos aeroportos — Rádio Senado

Subcomissão debate ações do Executivo voltadas para melhoria dos aeroportos

LOC: A SUBCOMISSÃO DA AVIAÇÃO CIVIL DEBATEU NESTA QUARTA-FEIRA AS AÇÕES DOS MINISTÉRIOS VOLTADAS PARA A INFRAESTRUTURA DOS AEROPORTOS.  

LOC: ENCERRADO O CICLO DE DEBATES, OS SENADORES PRETENDEM APRESENTAR UM ANTEPROJETO COM SUGESTÕES PARA MELHORAR A AVIAÇÃO CIVIL NO PAÍS. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: Em 2011, o número de desembarques em vôos nacionais totalizou 45 milhões - um aumento de 21 por cento acima do verificado em 2010. Segundo Antonio Henrique Pinheiro Silveira, Secretário do Ministério da Fazenda, essa expansão exige uma gestão ágil e moderna dos aeroportos. Ele lembrou que a Infraero deixou uma situação de monopólio na prestação de serviços aeroportuários para conviver com operadores privados 

(ANTÔNIO) É um quadro novo do país, que exige uma melhoria de desempenho da Infraero. Acredito que todos aqui que utilizam o serviço de transporte aéreo tem ou já tiveram reclamações sobre a nossa querida empresa e tem sido implementado um esforço de gestão expressivo para melhoria do desempenho (REP) Ele citou ainda a aprovação, pelo Congresso, do regime diferenciado de compras, que permitiu acelerar a contratação de obras e serviços para o setor. Três grandes aeroportos foram concedidos à iniciativa privada em janeiro de 2012: o de Brasília, e Viracopos e Guarulhos, ambos em São Paulo. O professor e consultor em aviação, Georges de Moura Ferreira, ressaltou que é preciso melhorar a mobilidade urbana: 

(GEORGES) De que adianta você construir aeroportos, se você não tem mobilidade, esse é um dos grandes desafios que temos...não adianta ampliarmos a capacidade do aeroporto de Guarulhos de 17 milhões para 30 milhões se nós não conseguimos chegar no centro de São Paulo. 

(REP) Ele considera essencial a redistribuição regional dos voos. Só o aeroporto de Congonhas concentra 18 por cento de todos os vôos regulares no Brasil. O presidente da subcomissão, senador Vicentinho Alves, do PR de Tocantins, disse que vai apresentar um anteprojeto com propostas de políticas públicas para a aviação.  

(VICENTINHO) Em todos os setores que nós ouvimos tem problemas e nós vamos apontar o que vai bem, apontarmos o que tem de problemas e as nossas sugestões. Precisamos pensar a aviação brasileira no mínimo para trinta anos. 

(REP) A Subcomissão da Aviação Civil é ligada à Comissão de Serviços de Infraestrutura.
12/09/2012, 01h24 - ATUALIZADO EM 12/09/2012, 01h24
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00