Sarney diz que Congresso cumprirá calendário de votação do Orçamento — Rádio Senado

Sarney diz que Congresso cumprirá calendário de votação do Orçamento

LOC: O PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL ANUNCIA O CALENDÁRIO DE VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO, QUE DEVERÁ SER APRECIADO PELO PLENÁRIO NO DIA 22 DE DEZEMBRO. 

LOC: O RELATOR DA PROPOSTA DEFENDE UM ESFORÇO CONCENTRADO PARA QUE O PROJETO TENHA A VOTAÇÃO CONCLUÍDA ANTES DO NATAL.  

(REPÓRTER) O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, já encaminhou para a Comissão Mista de Orçamento o projeto do Orçamento Geral da União. Os senadores e deputados, que fazem parte do colegiado, terão até o dia 19 de dezembro para discutirem as fontes de receitas e os gastos do governo federal para o ano que vem. Segundo o calendário apresentado por Sarney, a votação do Orçamento em Plenário está marcada para o dia 22 de dezembro, último dia de funcionamento do Congresso Nacional antes do recesso parlamentar. O presidente do Senado garantiu a aprovação do projeto ainda neste ano, apesar das eleições municipais, que farão com que os parlamentares se dediquem à discussão do Orçamento em novembro de dezembro. 

(Sarney) O nosso calendário para votar o Orçamento é até o final do ano. O prazo é muito apertado e sempre foi apertado. De maneira que vamos tentar cumprir com o prazo e vamos cumprir. 

REP: O relator do Orçamento, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, também admitiu dificuldades quanto à votação do Orçamento. Mas destacou que a ideia é aproveitar o período eleitoral para adiantar os relatórios setoriais, que tratam dos investimentos em saúde e educação, por exemplo, para que os parlamentares possam votá-los em novembro na Comissão. 

(Jucá) Vamos ter uma tarefa dura pela frente. Na verdade, o Orçamento ficará com o tempo bastante curto porque temos as eleições municipais. Mas vamos procurar junto com o presidente da Comissão, deputado Paulo Pimenta, criar um cronograma que possamos ir avançando no sentido de que concluídas as eleições, possamos discutir e votar os relatórios setoriais, e a partir daí votar o relatório geral até o dia 22 de dezembro. 

REP: O relator não acredita que haverá muitas discussões em torno do Orçamento porque os parlamentares não conseguirão alterar muito a estimativa de receitas devido à crise financeira. Essa revisão é usada pelo Congresso Nacional para aumentar os investimentos em setores que consideram prioritários.
31/08/2012, 01h11 - ATUALIZADO EM 31/08/2012, 01h11
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00