Projeto permite que receita médica seja válida em todo território nacional — Rádio Senado

Projeto permite que receita médica seja válida em todo território nacional

LOC: PROJETO EM PAUTA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS PERMITE QUE UMA RECEITA MÉDICA SEJA VÁLIDA EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL. 

LOC: HOJE, MEDICAMENTOS QUE NECESSITAM DA PRESCRIÇÃO SÓ PODEM SER COMPRADOS NO ESTADO ONDE FORAM EMITIDAS AS RECEITAS. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O projeto, apresentado pelo senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, autoriza a validade da receita do medicamento em todo território nacional, independentemente do local onde foi emitida, desde que assinada por profissional habilitado. O senador reconhece que o acesso cada vez mais universalizado aos cuidados médicos, tanto na prevenção, quanto no combate às doenças, vem sendo alvo das políticas de governo. Mas adverte que hoje são comuns as situações em que o paciente precisa comprar o remédio em uma farmácia fora do estado onde foi emitida a receita. Jayme Campos afirma que o objetivo da proposta é evitar os transtornos enfrentados por muitos brasileiros, e garantir a continuidade do tratamento, onde quer que o paciente se encontre. Para ele, a legislação atual dificulta e até coloca em risco a vida de muitos cidadãos que precisam comprar remédios fora do estado em que os medicamentos foram prescritos. 

(JAYME CAMPOS) Se um cidadão no matogrosso, um médico lhe dá a receita, essa receita não é valida em Brasilia ou em São Paulo, ou vice versa, ou seja o médico que dá a consulta, o remédio tem que ser comprado no estado de origem, acho isso um absurdo...O objetivo, portanto, da nossa proposição é evitar os transtornos, as incoveniencias e sobretudo o risco da situação enfrentada por muito brasileiros, garantindo assim a continuidade do tratamento onde se encontra. 

(REP) O projeto vai ser examinado em caráter terminativo, ou seja, se aprovado na Comissão de Assuntos Sociais, poderá seguir para a Câmara dos Deputados, sem necessidade de passar pelo Plenário do Senado.
31/08/2012, 12h51 - ATUALIZADO EM 31/08/2012, 12h51
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00