Proposta eleva remuneração do FGTS e permite saque de lucro — Rádio Senado

Proposta eleva remuneração do FGTS e permite saque de lucro

LOC: ELEVAR A REMUNERAÇÃO DO FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO E PERMITIR O SAQUE DE NO MÍNIMO METADE DO LUCRO ANUAL DO FUNDO. 

LOC: ESSAS SÃO AS DUAS PRINCIPAIS INOVAÇÕES PROPOSTAS PELA SENADORA MARTA SUPLICY NO ANTEPROJETO DE REFORMA DO FGTS, QUE ESTÁ EM ANÁLISE NA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA QUE ESTUDA O ASSUNTO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: Atualmente, 28 projetos de lei no Senado, e 176 na Câmara propõem mudanças no Fundo de Garantia de Tempo de Serviço. Uma subcomissão, ligada à Comissão de Assuntos Sociais do Senado, quer reunir as alterações em um único texto. Nesta quinta-feira, a relatora, senadora Marta Suplicy apresentou um anteprojeto que traz, entre outras alterações, duas inovações que ela considera fundamentais: aumentar a rentabilidade para o trabalhador e permitir o saque de metade dos lucros anuais. Para Marta Suplicy, o Fundo é mal remunerado e as aplicações financeiras devem ser mais ousadas 

(MARTA) O fgts precisa ser visto pelo trabalhador cotista como um instrumento válido de poupança de longo prazo, que hoje não é. os trabalhadores buscam hoje sacar o fundo de qualquer jeito - e quase 70 por cento das proposições são para formas que os senadores e deputados criam para poder retirar esse recurso. As mudanças precisam preservar o equilíbrio financeiro do fundo, isso é obvio, porque não podemos matar as galinhas dos ovos de ouro. tem que juntar as duas necessidades, sacar e como manter. 

(REP) Marta Suplicy apresentou uma fórmula para atacar o problema da corrosão do saldo das contas pela inflação, sem desequilibrar financeiramente o fundo. Hoje, a conta vinculada do trabalhador é corrigida com base no valor da TR mais 3% ao ano. A senadora propõe correção pela TR mais 4.5% ao ano quando a taxa selic for superior a 8.5 ao ano. Outra inovação, segundo a relatora, é que no mínimo 50% do lucro anualmente apurado pelo FGTS sejam depositados nas contas dos trabalhadores 

(MARTA 2) Além do efeito prático de aumentar a rentabilidade da conta, a distribuição do lucro tem um efeito simbólico importante, que é elevar o trabalhador à real condição de cotista, ao participar do resultado financeiro, finalmente ele vai ser um cotista, vai ficar motivado. 

(REP) O presidente da subcomissão é o senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás. O objetivo é votar o projeto na Comissão de Assuntos Sociais até o final de novembro.
30/08/2012, 01h45 - ATUALIZADO EM 30/08/2012, 01h45
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00