Projeto prevê que todos os veículos deverão ser equipados com ABS — Rádio Senado

Projeto prevê que todos os veículos deverão ser equipados com ABS

LOC: TODOS OS VEÍCULOS AUTOMOTORES FABRICADOS NO BRASIL DEVERÃO SER OBRIGATORIAMENTE EQUIPADOS COM SISTEMA DE FREIO ABS.  

LOC: É O QUE PREVÊ UM PROJETO EM ANÁLISE NO SENADO, DE AUTORIA DO SENADOR CYRO MIRANDA, DO PSDB DE GOIÁS. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) Ao apresentar o projeto, o senador Cyro Miranda ressaltou que o Brasil é um dos países com maior índice de acidentes no trânsito. Segundo ele, nos últimos anos surgiram diversas novas tecnologias voltadas à segurança nas ruas e rodovias, porém a indústria ainda oferece vários desses instrumentos como itens opcionais. É o caso, por exemplo, do sistema antitravamento de rodas, conhecido pela sigla ABS. Esse sistema aumenta a segurança quando o carro é freado, evitando derrapagens e permitindo ao motorista manter o controle do carro ou da moto. Cyro Miranda lembrou que, no ano passado, o Conselho Nacional de Trânsito determinou a obrigatoriedade do ABS para alguns tipos de veículos até 2014, mas Pelo projeto do parlamentar tucano, todos os veículos automotores deverão ser fabricados com esse equipamento a partir de 2014, e as motocicletas a partir de 2017. Segundo Cyro Miranda, essa determinação já vigora em países mais desenvolvidos. 

(Cyro Miranda) Na Europa e nos EUA já não existem mais carros sem freio ABS. então não há porque aqui no Brasil não ter essa obrigatoriedade também, já que se trata de segurança, já ficou comprovado que a eficiência dele é quase que de 100% dentro dos limites estabelecidos de velocidade. E o outro não, o outro não tem essa segurança, o outro você tem um delta, porque tem um sistema de frenagem menor. Então nós estamos procurando com isso tornar obrigatório os veículos automotores, inclusive motocicleta, também hoje já tem ABS. 

(Repórter) O projeto está em análise na Comissão de Serviços de Infraestrutura, onde tem como relator o senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, que já se manifestou favoravelmente à matéria.
14/08/2012, 07h50 - ATUALIZADO EM 14/08/2012, 07h50
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00