Anatel vai avaliar, a cada três meses, a qualidade de serviços oferecidos — Rádio Senado

Anatel vai avaliar, a cada três meses, a qualidade de serviços oferecidos

LOC: A ANATEL VAI AVALIAR A CADA TRÊS MESES A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELAS OPERADORAS DE CELULAR. 

LOC: FOI O QUE DISSE O PRESIDENTE DA AGÊNCIA REGULADORA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA PROMOVIDA PELAS COMISSÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E DO MEIO AMBIENTE E DEFESA DO CONSUMIDOR. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

(REPÓRTER) A audiência foi proposta depois que a Anatel determinou a suspensão da venda de Chips de operadoras de telefonia celular por conta da má qualidade dos serviços prestados. O presidente da Agência Reguladora, João Batista de Resende, afirmou que a partir de agora os serviços das operadoras serão analisados trimestralmente. 

(João Batista - Anatel) vamos fazer um monitoramento trimestral em todas as unidades da federação, município por município essa situação das redes. Nós vamos acompanhar naquelas questões que pedimos para as empresas, taxa de acesso às redes, taxa de queda de chamadas, congestionamento de longa distância, nível de bloqueio, como anda o atendimento na taxa de reclamação das prestadoras. 

(REPÓRTER) O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, defendeu o compartilhamento das antenas de telefonia celular imediatamente. Ele lembrou que hoje há um número excessivo de usuários por antena. 

(Eduardo Braga) Há uma sobrecarga no número de usuários por antena e um número de antenas excessivo porque não há o compartilhamento portanto, não é inteligente o que está acontecendo e a sociedade, o governo, o senado da República e todos estão clamando uma posição por parte das operadoras. 

(REPÓRTER) O ministro das Comunicações, que também foi ouvido durante a audiência, disse que o governo apóia integralmente as medidas tomadas pela Anatel. Segundo Paulo Bernardo, o faturamento das operadoras de telefonia celular cresce a cada ano e só em 2011 o setor faturou cerca de oitenta bilhões de reais. Já o diretor da Telebrasil, Eduardo Levi, afirmou que o compartilhamento das antenas muitas vezes não é simples como parece e lembrou a dificuldade da instalação desses equipamentos em muitos estados devido a burocracia.
13/08/2012, 01h01 - ATUALIZADO EM 13/08/2012, 01h01
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00