Para senadores, ex-mulher e contador de Cachoeira mentiram em depoimento — Rádio Senado

Para senadores, ex-mulher e contador de Cachoeira mentiram em depoimento

LOC: EX-MULHER DE CACHOEIRA E CONTADOR NEGAM ENVOLVIMENTO NOS NEGÓCIOS DO CONTRAVENTOR DURANTE DEPOIMENTO À CPI MISTA. 

LOC: SENADORES AFIRMAM QUE OS CONVOCADOS MENTIRAM AO RESPONDEREM ÀS PERGUNTAS DOS INTEGRANTES DA COMISSÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER) Apesar de estar munida de um habeas corpus, a ex-mulher do contraventor Carlos Cachoeira, Andrea Aprígio, preferiu falar. Ela negou que duas empresas dela, uma no ramo farmacêutico e outra de engenharia, tenham sido usadas no esquema de corrupção do bicheiro. Andrea Aprígio disse que a evolução patrimonial dela é compatível com a renda. Diante da recusa da ex-mulher do contraventor de responder às perguntas do relator da CPI, deputado Odair Cunha, do PT mineiro, o presidente da Comissão, senador Vital do Rêgo do PMDB da Paraíba, decidiu transformar a audiência pública em sessão secreta. Ele explicou que a manobra foi uma tentativa de a CPI não perder mais tempo com depoentes que permanecem em silêncio. 

(Vital do Rêgo) Esperávamos que a testemunha pudesse colaborar, mas ela permaneceu em silêncio. Os membros da CPI foram extremamente hábeis porque estão fazendo o que chamamos em Direito de um interrogatório negativo. Provocando até com o próprio silêncio dela um determinado comprometimento que o relator extrairá como peça fundamental em seu relatório.

(REPÓRTER) O segundo depoente, Rubmaier Carvalho, negou que fosse contador de Cachoeira ao afirmar que nem conhece o contraventor ou os sócios do bicheiro. Ele alega que teve o nome usado indevidamente para justificar o fato de o registro dele de contador aparecer em algumas empresas do grupo do contraventor. O senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, não considerou os depoimentos reveladores e voltou a cobrar objetividade da CPI. 

(Alvaro Dias) A Andrea ficou em silêncio durante a sessão secreta, portanto, ela não se justificava. Quando o depoente fica em silêncio, só se justifica fazer indagações com a sessão aberta para a veiculação das denúncias e a convocação das autoridades à responsabilidade, sobretudo as autoridades judiciais. Sessão secreta para assistir ao silêncio dos depoentes é reduzir a CPI à mediocridade.  

(REPÓRTER) O relator da CPI considera estranho que mesmo após a separação, Andrea Aprígio tinha negócios com Cachoeira. Odair destacou que a situação da ex-mulher do contraventor também é delicada.

(Odair) Ele usava a senhora Andrea Aprígio para ocultar bem na medida em que faz um empréstimo de R$ 2 milhões e esse empréstimo não é pago. E ela vem à CPI e não explica o motivo desse empréstimo. Transferência de recursos e cartão de crédito conjunto são evidências muito contundentes. Ela vem à CPI como testemunha e sai como investigada. 

(REPÓRTER) O relator da CPI afirmou que o depoimento do contador mostra que a Comissão está no caminho certo de investigar o uso de empresas fantasmas por Cachoeira. 

(Odair) Isso reforça a necessidade de continuarmos investigando essas empresas laranjas e fantasmas. Me parece que além de serem empresas laranjas têm contadores fantasmas que vêm à CPMI e dizem que não respondem por essas empresas.

(REPÓRTER) Na terça-feira, a CPI Mista do Cachoeira vai realizar uma reunião administrativa para a votação de requerimentos. Entre as decisões está a criação de subrelatorias.
08/08/2012, 06h00 - ATUALIZADO EM 08/08/2012, 06h00
Duração de áudio: 03:16
Ao vivo
00:0000:00