Mozarildo elogia parceria entre MS e Facebook para incentivar doação de órgãos — Rádio Senado

Mozarildo elogia parceria entre MS e Facebook para incentivar doação de órgãos

LOC: O SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI, DO PTB DE RORAIMA ELOGIOU A INICIATIVA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DE LANÇAR NO FACEBOOK UMA FERRAMENTA QUE PERMITE AO USUÁRIO DE REDE SOCIAL SE DECLARAR DOADOR DE ÓRGÃOS. 

LOC: COM A PARCERIA, O MINISTRO AFIRMOU QUE PRETENDE PROVOCAR A DISCUSSÃO SOBRE O ASSUNTO. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC: Na prática a parceria entre o Ministério da Saúde e o Facebook não muda em nada a regra que vale hoje. Continua sendo necessária a permissão da família para a retirada de órgão do doador. Segundo o ministro Alexandre Padilha o que se pretende com a medida é provocar uma discussão sobre a doação de órgãos no Brasil e aproximar o tema dos jovens que navegam no site. A ferramenta vai permitir ao usuário adicionar o status de doador na linha do tempo do perfil. Para Padilha, mais uma forma de se deixar claro para familiares e amigos o desejo de doar os órgãos. O senador Mozarildo Cavalcanti, que é médico, considerou a iniciativa bem vinda, mas lembrou que é preciso se cercar de cuidados para que o resultado seja positivo. 

(Mozarildo) Qualquer iniciativa que divulgue e que motive as pessoas a serem doadoras de órgãos é uma iniciativa bem vinda e importante. Agora é muito importante realmente que exista condições de que a pessoa, querendo doar, não passe pelo constrangimento de ver às vezes uma pessoa de sua família esperar um órgão possa de fato ser retirado e ser de fato utilizado. 

(REPÓRTER) Embora ainda seja pequeno, o número de transplantes no Brasil vem crescendo a cada ano. Nos primeiros quatro meses de 2012 houve um aumento de 37 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. O número de doadores também cresceu 29 por cento no mesmo período.
31/07/2012, 01h04 - ATUALIZADO EM 31/07/2012, 01h04
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00