Gastos com nutricionista e academia poderão ser deduzidos do IR — Rádio Senado

Gastos com nutricionista e academia poderão ser deduzidos do IR

LOC: GASTOS COM NUTRICIONISTAS, ACADEMIAS ESPORTIVAS E PERSONAL TRAINERS PODERÃO SER DEDUZIDOS DO IMPOSTO DE RENDA. 

LOC: É O QUE PREVÊ PROJETO QUE ESTÁ EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO. CONFIRA AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Dados do IBGE apontam que mais da metade da população brasileira está acima do peso. E o senador Eduardo Lopes, do PRB do Rio de Janeiro, defende políticas públicas agressivas para atingir os maiores culpados: maus hábitos alimentares e sedentarismo. Ele propôs a dedução, na base de cálculo do imposto de renda, do dinheiro gasto com nutricionistas, academias e até com personal trainers, como já é permitido com gastos em médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Haverá no entanto um limite de dedução no caso de academias e professores de educação física, o mesmo aplicado a despesas com educação, que em 2012 será de três mil e noventa e um reais e trinta e cinco centavos. Para Eduardo Lopes, é preciso reconhecer que a frequência às academias não é uma prática de vaidade, mas de saúde. 

(Eduardo Lopes) A pessoa, ela tem um problema de saúde - o sobrepeso dela é um problema de Saúde e já há dedução de impostos para outras categorias, para outros gastos com médicos, com dentistas, por exemplo. Eu decidi ampliar esse leque colocando então essa questão também dos nutricionistas e das academias e também dos profissionais de educação física, que seriam os personais, né, o personal trainer. É visando a saúde pública. 

(Repórter) O senador alerta, no entanto, que a proposta não alcança qualquer pessoa que frequente academias. Para ter direito à isenção, é preciso apresentar o diagnóstico de enfermidades listadas na Classificação Internacional de Doenças e a recomendação médica para o tratamento. 

(Eduardo Lopes2) O ponto de partida é a prescrição médica pra isso. Então quer dizer, não é somente ela vai pra academia. Não. Tem que ter uma prescrição médica de que ela tem que fazer um tratamento, aí vem a questão do nutricionista, a indicação do um esporte, a indicação de uma academia. Então ela apresenta uma prescrição médica e depois os gastos comprovados através de notas. 

(Repórter) A isenção fiscal vai compreender todo o período em que o paciente estiver usando esses serviços por recomendação médica; ou seja, até receber alta. A proposta vai ser analisada pela Comissão de Assuntos Sociais e, em seguida, pela de Assuntos Econômicos, de onde, se for aprovada, segue diretamente para a Câmara dos Deputados.
31/07/2012, 01h54 - ATUALIZADO EM 31/07/2012, 01h54
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00