Rollemberg apresenta projeto que busca proteger cerrado — Rádio Senado

Rollemberg apresenta projeto que busca proteger cerrado

LOC: PREOCUPADO COM A DEVASTAÇÃO DO CERRADO O SENADOR RODRIGO ROLLEMBERG APRESENTOU PROJETO CRIANDO UMA POLÍTICA COM OBJETIVO DE DESENVOLVER E PRESERVAR O BIOMA. 

LOC: A PROPOSTA FOI APRESENTADA DEPOIS DE DISCUSSÃO APROFUNDADA SOBRE O ASSUNTO NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, QUE O PRÓPRIO ROLLEMBERG PRESIDE. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC: O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB, argumenta que apesar da riqueza biológica e da importância que tem para os rios brasileiros o Cerrado é um dos biomas mais ameaçados do Mundo. Segundo ele, nos últimos quarenta anos, quase 50 por cento da cobertura vegetal original foi removida. Um índice muito superior ao verificado, por exemplo, na Amazônia, com 19 por cento de área desmatada. A produção de grãos e a pecuária extensiva são os principais responsáveis pela degradação ambiental. O senador pelo Distrito Federal lembrou que as atividades têm uma participação importante na economia local. 

(Rollemberg) Ninguém pretende abrir mão desses instrumentos, dessas atividades econômicas que são importantíssimas para a região, seja para a produção de riquezas, seja para a geração de empregos, seja para a geração de renda. O que nós queremos é compatibilizar tudo isso, o que é absolutamente possível com a preservação ambiental, criando instrumentos que permitam isso.

(REP) Um dos instrumentos mencionados pelo senador são os planos de ordenamento territorial. O projeto que cria a Política de Desenvolvimento Sustentável do Cerrado prevê ainda mecanismos para controlar e acabar com queimadas e incêndios florestais e sistema de monitoramento por satélite, como o que existe hoje na Amazônia. 

(Rollemberg) Isso não existe ainda no Cerrado com o nível de detalhamento que existe na Amazônia e nós precisamos efetivamente implementar isso no bioma Cerrado, como também precisamos ampliar as unidades de conservação presentes no Cerrado, implementar o cadastro ambiental rural e os programas de regularização ambiental, promover a capacitação de agricultores no sentido de utilizar boas técnicas de manejo e de produção sustentável no Cerrado. 

(REP) O projeto será discutido nas comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo, de Agricultura e Reforma Agrária e de Meio Ambiente. Se for aprovado segue direto para a Câmara dos Deputados.
04/07/2012, 02h49 - ATUALIZADO EM 04/07/2012, 02h49
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00