Internet aproxima eleitor dos parlamentares, diz Paim — Rádio Senado

Internet aproxima eleitor dos parlamentares, diz Paim

LOC: A INTERNET E A INCLUSÃO DIGITAL ESTÃO SE TORNANDO CADA VEZ MAIS PROTAGONISTAS NO SENTIDO DE APROXIMAR O ELEITOR DOS PARLAMENTARES, SEGUNDO ANÁLISE DO SENADOR PAULO PAIM, DO PT GAÚCHO. 

LOC: NO PLENÁRIO DA CASA O SENADOR TAMBÉM LEMBROU OS ESFORÇOS QUE O SENADO E A CÂMARA VÊM FAZENDO PARA DAR VOZ A SOCIEDADE. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(REPÓRTER) A Câmara divulgou que nos últimos quatro anos, mais de 44 mil pessoas entraram em contato para pedir o fim do chamado fator previdenciário, que reduz o valor das aposentadorias de quem se aposenta antes da idade mínima. A proposta, do senador Paulo Paim, do PT gaúcho, já foi aprovada no Senado e aguarda votação dos deputados desde 2008. A Coordenação de Participação Popular da Câmara informa que esse tema ocupa o segundo lugar no ranking das ligações e e-mails recebidos pela Casa. Para o senador Paulo Paim, a população vem percebendo que a internet e as redes sociais são um importante instrumento de pressão. E com isso aumentam as chances de aprovação, por exemplo, do projeto que acaba com o fator previdenciário.

(PAULO PAIM) A sociedade vai percebendo, mais ainda, o enorme potencial dessas mesmas tecnologias em alargar o âmbito das práticas ligadas à cidadania, pela própria Internet, não somente no acesso à informação, mas também por meio de inúmeras e inovadoras formas de interação e de, até mesmo, porque não dizer, pressão, como foi o caso, agora, do fator previdenciário.

(REPÓRTER) Câmara e Senado possuem telefones 0800, que recebem ligações gratuitamente, além de oferecerem na internet serviços de interação com a sociedade por meio de enquetes, e-mails ou redes sociais como o twitter e facebook. Mais informações nas páginas www.senado.gov.br e www.camara.gov.br .
29/06/2012, 12h51 - ATUALIZADO EM 29/06/2012, 12h51
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00