Senadores esperam que obras para a realização do mundial saiam do papel — Rádio Senado

Senadores esperam que obras para a realização do mundial saiam do papel

LOC: COM A SANÇÃO DA LEI GERAL DA COPA, OS SENADORES ESPERAM QUE AS OBRAS PARA A REALIZAÇÃO DO MUNDIAL SAIAM DO PAPEL. 

LOC: OS VETOS DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF NÃO ALTERARAM A ESSÊNCIA DO PROJETO APROVADO RECENTEMENTE PELO CONGRESSO NACIONAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: As regras para a realização da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo em 2014 no Brasil já estão publicadas no Diário Oficial da União. Os seis vetos da presidente Dilma Rousseff não alteraram a essência do projeto por se tratarem de questões técnicas. Foi vetada, por exemplo, a reserva de 10% dos ingressos de cada partida da Seleção Brasileira com valor mais baixo. A Lei Geral da Copa prevê o direito à meia-entrada para estudantes, idosos e beneficiários de programas sociais na compra dos ingressos da categoria 4, que vão custar R$ 50. Mas os torcedores acima de 60 anos terão o desconto de 50% em qualquer categoria como determina o Estatuto do Idoso. A lei também trata da punição para quem piratear as marcas da Fifa, Federação Internacional de Futebol, e do funcionamento do comércio nas proximidades dos estádios, o que inclui a proibição de vendedores ambulantes. A legislação permite a decretação de feriados nos dias dos jogos nas cidades que vão sediar as partidas da Copa, assim como mudanças no calendário escolar de todo o país. Pela lei, será permitida a venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios, o que contraria o Estatuto do Torcedor. Apesar de ter votado contra esse artigo, a senadora Ana Amélia do PP do Rio Grande do Sul afirmou que essa liberação tinha que ser mantida na lei porque o Brasil assumiu o compromisso com a Fifa. Com a sanção, Ana Amélia cobrou dos governos a execução das obras, que incluem a reforma de estádios e as de mobilidade urbana como a construção de metrôs e de transporte leve sobre trilhos.

(Ana Amélia) Ainda mais agora que o setor está envolvido na CPI do Cachoeira, a Delta que é uma das maiores empreiteiras que trabalha nos programas do PAC, muitas das obras impactam com a Copa de 2014. É preciso que o governo apresse o passo para não passarmos vergonha. 

(REPÓRTER): O líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel, do PT do Ceará, avalia como positivo o ritmo das obras. 

(Pimentel) As entidades que acompanhas as obras dizem que elas estão no ritmo esperado. No caso concreto do Ceará, nosso estádio está com 68% pronto. Portanto, tem um processo bem adiantado, tem muita coisa feita, muita coisa no ritmo. Exatamente por isso, as delegações que estão vindo para o Brasil têm muita clareza sobre esse processo. 

(REPÓRTER): O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, alertou que a população deve ficar atenta aos gastos públicos com a realização da Copa. 

(A.Dias) O governo brasileiro atendeu aos interesses comerciais da Fifa. A conseqüência mesmo é o desperdício do dinheiro público. É um crime que estão cometendo contra o Brasil. Enquanto os doentes estão amontoados em corredores de hospitais, o governo alega que não tem dinheiro, gasta bilhões com a construção de estádios. 

(REPÓRTER): A Lei Geral da Copa também prevê o pagamento de um prêmio de R$ 100 mil e de uma aposentadoria para todos os jogadores da Seleção Brasileira campeões de 1958, 1962 e 1970.
06/06/2012, 01h33 - ATUALIZADO EM 06/06/2012, 01h33
Duração de áudio: 03:11
Ao vivo
00:0000:00