Senadoras visitam EUA para conhecer experiências legislativas do país — Rádio Senado

Senadoras visitam EUA para conhecer experiências legislativas do país

LOC: AS SENADORAS LÍDICE DA MATA E VANESSA GRAZZIONTIN ESTÃO NOS ESTADOS UNIDOS PARA CONHECER A EXPERIÊNCIA DAQUELE PAÍS COM RELAÇÃO AO TRÁFICO DE PESSOAS.

LOC: AS DUAS PARLAMENTARES INTEGRAM A COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO CRIADA PELO SENADO PARA INVESTIGAR A PRÁTICA DESSE CRIME NO BRASIL. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI:

(Repórter) Vanessa Grazziontin, do PC do B do Amazonas, é a presidente da CPI. Lídice da Mata, do PSB baiano, ocupa a relatoria do colegiado, e por telefone falou com exclusividade à Rádio Senado sobre a viagem. Segundo ela, nesta terça-feira a CPI visitou o projeto Polaris, organização não governamental que coordena uma rede de proteção a pessoas vítimas do tráfico. No mesmo dia as senadoras também estiveram no Senado norte-americano, onde conversaram sobre um projeto de lei que trata do assunto e atualmente está em análise naquele parlamento. Nesta quarta-feira a CPI esteve na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, conhecendo as experiências legislativas da instituição sobre o tema. Lídice destacou que o Brasil tem muito a aprender com a política federal aplicada pelos Estados Unidos com relação a esse crime.

(LÍDICE DA MATA) Os EUA têm uma forte política de proteção às vítimas do tráfico de pessoas em todos os níveis, tendo como objeto o trabalho forçado, o trabalho que nós chamamos no Brasil de trabalho escravo, o trabalho por motivação de exploração sexual, tem relacionado com crianças de rua que também são traficadas, toda uma política com recursos federais bastante vultosos se comparamos com o Brasil. 

(Repórter) Segundo Lídice da Mata, todas as observações feitas nessa fase de investigação vão contribuir para o relatório da comissão parlamentar de inquérito.

(LÍDICE DA MATA): Porque um dos objetivos da nossa comissão é usar essas investigações e essas ações para que nós possamos trabalhar uma legislação que defina mais claramente o crime de tráfico de pessoas no Brasil e também a sua punição.

(Repórter) A CPI do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas no Brasil foi instalada em abril do ano passado, e deve apresentar seu relatório de trabalho no final deste mês.
06/06/2012, 06h37 - ATUALIZADO EM 06/06/2012, 06h37
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00