Congresso realiza audiência para ouvir Alexandre Tombini — Rádio Senado

Congresso realiza audiência para ouvir Alexandre Tombini

LOC: CRÉDITO E EMPREGOS EM ALTA; INADIMPLÊNCIA E INFLAÇÃO EM BAIXA. ESSAS SÃO ALGUMAS DAS TENDÊNCIAS DA ECONOMIA, EXPOSTAS NESTA TERÇA-FEIRA PELO PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL.  

LOC: ALEXANDRE TOMBINI FOI RECEBIDO EM AUDIÊNCIA CONJUNTA NO CONGRESSO NACIONAL PARA FAZER UM BALANÇO DA SITUAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL. O REPÓRTER NILO BAIRROS TRAZ OS DETALHES:  

(Repórter) Alexandre Tombini afirmou que o Brasil possui sólidos indicadores macroeconômicos, uma ajuda e tanto num momento de crise externa. O crédito, segundo ele, teve uma expansão de 18% nos últimos doze meses, e vai continuar crescendo. A inadimplência, ao contrário, baixou, em parte impulsionada pela redução dos juros. E deve cair ainda mais no segundo semestre. O dirigente citou ainda o recuo da inflação, que deve continuar em queda, ajudando assim na preservação do poder de compra do salário. Alexandre Tombini lembrou que a expectativa de crescimento médio da economia mundial foi revista de 3 para 2,3% neste ano, em razão do baixo crescimento previsto para as economias européias. O Brasil, ao contrário, pode atrair mais investimentos, Tombini listou uma série de medidas adotadas pelo governo nesse sentido. E o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, reforçou as ações. 

(Delcídio do Amaral) Desoneração de folhas, reduzindo os encargos, o PIS/Cofins das contas da energia elétrica, exatamente para criar condições para que você tenha investimentos, para que o Brasil continue sendo um porto seguro, e também tomando providências com relação ao compulsório e criando competitividade, exatamente para o Brasil crescer. 

(Repórter) Mas Alexandre Tombini também chamou a atenção para a necessidade de mais reformas. Para o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado, Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, o recado deve ser ouvido pelo Congresso: 

(Rodrigo Rollemberg) Eu diria que nós temos um sinal de alerta, é preciso tomar medidas que garantam a retomada dos investimentos e a retomada do crescimento. E é importante a presença do Alexandre Tombini no Congresso explicitando a situação da economia, exatamente para que o Senado, tendo consciência do momento delicado e dos desafios possa tomar as providências necessárias para garantir o crescimento com sustentabilidade. 

(Repórter) Durante a audiência, a oposição reclamou da falta de fiscalização do Banco Central, lembrando a descoberta de milhares de empréstimos fraudulentos do Banco Cruzeiro do Sul, que sofreu intervenção nesta semana. Parlamentares também reivindicaram uma política de proteção aos direitos do consumidor, lembrando que, como autoridade do setor, o Banco Central deveria combater os abusos do sistema financeiro contra os clientes.
05/06/2012, 07h25 - ATUALIZADO EM 05/06/2012, 07h25
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00