Comissão aumenta teto de financiamento a comércio no Norte, NE e Centro-Oeste — Rádio Senado

Comissão aumenta teto de financiamento a comércio no Norte, NE e Centro-Oeste

LOC: AS REGIÕES NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE PODERÃO TER MAIS RECURSOS DOS FUNDOS CONSTITUCIONAIS PARA APLICAR EM EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS E SERVIÇOS. 

LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA UMA PROPOSTA NESSE SENTIDO. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC: A proposta original do senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, aumentava de vinte para cinqüenta por cento o teto do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste para a aplicação de recursos em empreendimentos comerciais e de serviços apenas no Distrito Federal, mas o relator da matéria, senador José Pimentel, do PT do Ceará, modificou o texto. Além de acabar com o limite existente hoje, de 20 por cento, ele estendeu o benefício para as regiões Norte, Nordeste e o restante do Centro-Oeste. Para Pimentel, o argumento de Rollemberg de que os serviços no Distrito Federal têm peso superior a noventa por cento do PIB local também se aplica a outras regiões do País. Ele ressaltou ainda que fixar percentuais para aplicação nesses fundos acaba por engessar a economia local. 

(Pimentel): sou daqueles que aprendi, ao longo da minha vida, de que num fundo desses que tem como um objetivo diminuir as desigualdades regionais alavancar os setores que mais necessitam apoio do estado, se você fixa percentuais, em um momento é importante, mas em outro momento ele está superado dado o dinamismo da Economia. 

(REPÓRTER): O texto aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo prevê que os Conselhos Deliberativos dos Fundos Constitucionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste vão definir os percentuais e os setores da economia para cada estado daquelas regiões. A proposta segue para a análise da Comissão de Assuntos Econômicos. A CDR também elegeu o vice-presidente do colegiado, o senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe.
24/05/2012, 12h37 - ATUALIZADO EM 24/05/2012, 12h37
Duração de áudio: 01:30
Ao vivo
00:0000:00