CAE quer ampliar para um ano prazo de isenção de imposto na troca de imóvel — Rádio Senado

CAE quer ampliar para um ano prazo de isenção de imposto na troca de imóvel

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS QUER AMPLIAR DE 180 PARA 365 DIAS O PRAZO PARA QUE A RENDA OBTIDA COM A VENDA DE UM IMÓVEL CONTINUE ISENTA DE IMPOSTO DA RENDA ATÉ A COMPRA DE UMA NOVA PROPRIEDADE. 

LOC: A CAE AINDA APROVOU PROJETO QUE CONSIDERA INSALUBRE E PENOSA A ATIVIDADE PROFISSIONAL DOS EMPREGADOS EM SERVIÇOS DE LIMPEZA, ASSEIO, CONSERVAÇÃO E COLETA DE LIXO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O contribuinte que compra um imóvel por quinhentos mil reais e vende depois esse mesmo bem por 700 mil obtém um lucro de duzentos mil reais. Se não quiser pagar imposto sobre a renda obtida com a transação, ele tem até 180 dias para comprar uma nova casa ou apartamento. A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou a extensão do prazo para que essa alienação continue isenta de IR para 365 dias. O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, relator do projeto de lei, defendeu a mudança. 

(SUPLICY): O Alto valor monetário do imóvel residencial, o alto rigor documental exigido nas operações de compra e venda e o número de pessoas envolvidas tornam a transação com imóveis que muitas vezes não se resolve no exíguo prazo de 180 dias. 

(REP): A CAE também aprovou uma iniciativa que considera insalubre e penoso o trabalho dos empregados de serviços de coleta de lixo. A proposta abre a possibilidade para o pagamento de adicional de atividade penosa, de acordo com o grau de insalubridade da função. Os dois projetos de lei seguem para a análise da Câmara dos Deputados. A não ser que haja pedido para que eles sejam votados também no plenário do Senado. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço. 

LOC: E A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS VAI RECEBER, NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, O MINISTRO DA FAZENDA, GUIDO MANTEGA. 

LOC: ELE VAI EXPLICAR AOS SENADORES AS MUDANÇAS NA CADERNETA DE POUPANÇA E DETALHAR AS MEDIDAS QUE ESTÃO SENDO TOMADAS PARA REDUZIR AS TAXAS DE JUROS NO PAÍS.
08/05/2012, 01h25 - ATUALIZADO EM 08/05/2012, 01h25
Duração de áudio: 01:17
Ao vivo
00:0000:00