Comissão debate soluções para melhorar qualidade de vida nos centros urbanos — Rádio Senado

Comissão debate soluções para melhorar qualidade de vida nos centros urbanos

LOC: OS SENADORES DEBATERAM NESTA QUARTA-FEIRA SOLUÇÕES PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA NOS CENTROS URBANOS E REDUZIR A EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA.
 
LOC: A AUDIÊNCIA FOI REALIZADA PELA COMISSÃO MISTA SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. MAIS INFORMAÇÕES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS: 

(Repórter) Os centros urbanos, carentes em transporte público e ricos em congestionamentos, queimam cada vez mais combustíveis fósseis e, assim, aumentam dia a dia a emissão de gases de efeito estufa, que fazem subir a temperatura no planeta. Para mudar esse cenário cinzento, os especialistas recomendam melhorias no sistema de transporte coletivo, mais ciclovias e outras receitas que fazem parte de uma cidade sustentável, ou seja, um centro urbano que convive bem com a natureza. A representante do Ministério das Cidades, Lúcia Pedrozo, disse que o governo está nesse caminho. Ela explicou como funciona o plano do governo feito para reduzir a emissão de gases, e destacou que ele faz parte do PAC da Mobilidade Urbana, programa voltado para a melhoria das condições de transporte nas grandes cidades. A vice-presidente da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas, senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, acha que além de melhorar o transporte coletivo, é preciso mudar a cultura nacional.
 
(Vanessa Grazziotin) A cultura brasileira incentiva muito o transporte individual, tanto que com essa melhoria da qualidade de vida brasileira, o crescimento da classe média, a primeira providência que as famílias tomam é comprar um carro, e isso é ruim, porque por mais que se invista nas vias das cidades, cada vez vai precisar de mais e mais investimentos. 

(Repórter) O representante da Frente Nacional dos Prefeitos, Silvio Barros, apresentou documento da entidade assinado por cerca de 2 mil prefeitos em defesa da construção de cidades sustentáveis. Barros, que governa o município paranaense de Maringá, vai levar as recomendações à Rio+20, Conferência das Nações Unidas que acontece em junho. O debate desta quarta também vai ajudar na construção de propostas que serão levadas ao Rio de Janeiro pela Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas. Participaram ainda da audiência o professor Jorge Francisconi; o coordenador do Instituto Polis, Kazuo Nakano; e o secretário do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Augusto Klink.
25/04/2012, 09h25 - ATUALIZADO EM 25/04/2012, 09h25
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00