Senadores debatem índices de desigualdade social na Paraíba — Rádio Senado

Senadores debatem índices de desigualdade social na Paraíba

LOC: A PARAÍBA É UM DOS ESTADOS BRASILEIROS CAMPEÕES NA REDUÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL NOS ÚLTIMOS ANOS. APESAR DISSO, AINDA POSSUI UM DOS ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MAIS BAIXOS DO PAÍS.

LOC: O ESTADO FOI TEMA DA OITAVA EDIÇÃO DO PROGRAMA ASSUNTO DE ESTADO, FEITO PELA TV SENADO NA PRIMEIRA SEGUNDA-FEIRA DO MÊS, COM TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA PELA RÁDIO SENADO. OUÇA OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. 

(REPÓRTER) Para debater os principais problemas e discutir soluções sobre a desigualdade social na Paraíba, os três senadores que representam o estado no Senado foram convidados: Cassio Cunha Lima e Cícero Lucena, do PSDB; e Vital do Rego, do PMDB. Os três senadores foram unânimes ao afirmarem que a Paraíba carece de investimentos estruturantes por parte da União. Na opinião do senador Cícero Lucena, sem investimentos em infraestrutura, não há desenvolvimento econômico. O senador Vital do Rego lembrou que entre as décadas de 60 e 80, a Paraíba era a quarta economia do Nordeste entre os nove estados, contribuindo para o desenvolvimento do país. Apesar da contribuição dada pelo estado, ele afirmou que os investimentos da União ainda são insuficientes.

(VITAL DO REGO) Nós temos que agora dar uma volta nesse processo e chamar a responsabilidade e a nossa bancada e convocar a União para participar dessa dívida que tem com a Paraíba. A dívida dos projetos estruturantes, a dívida dessas diferenças de aplicação de recursos. 

(REPÓRTER) Cassio Cunha Lima declarou que a Paraíba recebeu investimentos consideráveis em educação e em saneamento básico nos últimos anos por parte do governo estadual. No entanto, disse que a Paraíba foi o estado do Nordeste que menos recebeu recursos da União.  

(CASSIO CUNHA LIMA) Todos os estados do Nordeste receberam ao longo do tempo algum investimento transformador da sua economia. A Paraíba é o único estado que não recebeu. E nesse pacto federativo mitigado, capenga que temos hoje dificilmente a Paraíba conseguirá responder isoladamente os seus desafios sem essa participação e essa presença do governo federal em investimentos estruturantes no seu estado. 

(REPÓRTER) Como exemplo de falta de investimentos, os senadores citaram a ausência de recursos para a conclusão do trecho que corresponde à Paraíba na construção da ferrovia Transnordestina, considerada obra importante para o transporte logístico e para o desenvolvimento do Nordeste. As obras da ferrovia, que começaram em 2006, estão atrasadas. A previsão inicial de conclusão era 2010. A presidente Dilma Rousseff afirmou que o empreendimento deve ficar pronto até 2014. Apesar das críticas à falta de investimentos, os senadores da bancada da Paraíba elogiaram a obra de transposição do Rio São Francisco que, segundo eles, trará benefícios para a região.
04/04/2012, 06h30 - ATUALIZADO EM 04/04/2012, 06h30
Duração de áudio: 02:16
Ao vivo
00:0000:00