CI aprova projeto que cria Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro — Rádio Senado

CI aprova projeto que cria Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DO SENADO APROVOU O PROJETO QUE INSTITUI O SISTEMA DE PROTEÇÃO AO PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO, SIPRON.

 LOC: O PRINCIPAL OBJETIVO DO PROGRAMA É EVITAR ACIDENTES NAS USINAS NUCLEARES DE ANGRA DOS REIS. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

TÉC: O Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro tem o propósito de assegurar o planejamento, a coordenação e a execução de ações para permitir a imediata e eficaz proteção à população e aos trabalhadores em atividades nucleares. Para o relator da proposta, senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, o Sipron é fundamental para proteger, principalmente, a população que mora próxima às usinas de Angra dos Reis: 

(DELCÍDIO): O impacto que um acidente nuclear pode trazer, principalmente para a população próxima às usinas ou próxima às instalações nucelares. Até porque a atividade nuclear ela é muito mais ampla, vc tem atividade de enriquecimento, vc tem atividade de geração de energia, centros de desenvolvimento tecnológico. O objetivo desse programa é exatamente estabelecer um sistema de proteção ao programa nuclear brasileiro. 

(REPÓRTER): O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, votou a favor do projeto, mas ele não acha que a energia nuclear deve ocupar um lugar de destaque: 

(FLEXA): Concordo que o Brasil deve ter a matriz nuclear como uma questão de tecnologia de ponta. Mas nunca como uma matriz que venha a ter importância na produção de energia do nosso país. 

(REPÓRTER): O projeto prevê que o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro será estruturado em torno de um órgão central, vinculado ao governo federal. Estão previstas também ações de proteção ao meio ambiente nas proximidades das usinas. A proposta segue agora para a Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado.
04/04/2012, 01h06 - ATUALIZADO EM 04/04/2012, 01h06
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00