Comissão debate maneiras de reduzir o consumo supérfluo — Rádio Senado

Comissão debate maneiras de reduzir o consumo supérfluo

LOC: “CONSUMO SUPÉRFLUO: COMO DIMINUÍ-LO?” 

LOC: ESSE FOI O TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA DAS SUBCOMISSÕES DO SENADO QUE ACOMPANHAM OS PREPARATIVOS DO BRASIL PARA A RIO MAIS VINTE. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.  

(Reporter) A Rio+20, que acontece em junho no Rio de Janeiro, vai reunir chefes de estado, especialistas e sociedade civil com o propósito de definir a agenda do desenvolvimento sustentável dos países para as próximas décadas. Ao abrir a audiência pública desta quinta-feira, o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, presidente das subcomissões do Senado que acompanham os preparativos para a conferência, salientou a importância da redução do consumo, como forma de contribuir para a preservação do planeta. 

(Cristovam Buarque) Talvez a única alternativa para conseguirmos uma harmonia na relação entre os seres humanos e dos seres humanos com a natureza seja até mesmo colocar de lado a ideia de crescimento como sinônimo de bem-estar e crescimento da economia como sinônimo de progresso. E encontrar uma nova definição para progresso, uma nova definição para bem-estar. 

(Repórter) A coordenadora executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Lisa Gunn, lembrou que a preocupação com relação ao consumo excessivo não é um tema recente na agenda mundial. 

(Lisa Gunn) Na agenda 21, ou seja, há 20 anos atrás, já se colocou de uma forma bastante clara a necessidade de a gente ter novos conceitos de bens e de prosperidade, a necessidade de a gente pensar em mudanças no estilo de vida, e também para a necessidade de buscar eficiência nos processos de produção. 

(Repórter) Para Vana Tércia de Freitas, analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente, a sociedade atual ainda vê o aumento do consumo como sinônimo de progresso. 

(Vana Tércia de Freitas) Os países desenvolvidos não querem rever seus padrões de consumo e os países em desenvolvimento, estamos aspirando novos padrões de consumo. 

(Repórter) O coordenador do Grupo Nacional sobre Decrescimento, Edson Franco, já vê uma maior conscientização das pessoas com relação ao consumo sustentável. 

(Edson Franco) A gente começa a ver na sociedade uma possibilidade de mostrar novas alternativas ao crescimento, uma das alternativas é a proposta do decrescimento. Talvez consumir menos signifique mais felicidade do que consumir tudo o que a gente vê pela frente, né? 

(Repórter) As duas subcomissões de acompanhamento da Rio+20 são vinculadas às comissões de Meio Ambiente e de Relações Exteriores do Senado Federal.//
29/03/2012, 09h09 - ATUALIZADO EM 29/03/2012, 09h09
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00