CAE discute má conservação de alimentos que necessitam de refrigeração — Rádio Senado

CAE discute má conservação de alimentos que necessitam de refrigeração

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DISCUTIU NESTA QUINTA-FEIRA A CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS QUE CHEGAM AOS LARES BRASILEIROS. 

LOC: A AUDIÊNCIA FOI PEDIDA PELO SENADOR CYRO MIRANDA, DO PSDB DE GOIÁS, DEPOIS QUE ELE SOUBE QUE MERCADOS ESTARIAM DESLIGANDO OS REFRIGERADORES E FREEZERS NO PERÍODO NOTURNO PARA ECONOMIZAR ENERGIA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Ao propor o debate, o senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, ressaltou que a questão da conservação da temperatura de alimentos é tão importante quanto o respeito à data de validade. 

(CYRO): Está acontecendo neste Brasil afora uma descontinuidade da temperatura dos alimentos quando eles saem da fábrica. No transporte, no supermercado que desliga os freezers e as conservadoras à noite. E o alimento, de modo geral está tão impróprio para o consumo ou pior do que o próprio sentido de validade. 

(REP): Os senadores da Comissão de Assuntos Sociais ouviram explicações de associações de supermercados, do setor de gastronomia, do Serviço da Informação da Carne e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Todos disseram que muitos dos problemas são causados pela falta de preparo da mão-de-obra e até mesmo de noções elementares de higiene. Fernando Cabral, representante da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, afirmou que não há uma solução mágica. 

(FERNANDO): As regras da Anvisa são boas, modernas, eficazes. Elas precisam ser aplicadas na amplitude que o País necessita. Não adianta a gente achar que a Anvisa vai contratar dezenas de milhares de fiscais e daqui a um isso vai estar resolvido. Não vai. O problema é longo, isso é um problema cultural. 

(REP): O senador Cyro Miranda afirmou que o Brasil só tem a ganhar com a melhoria da fiscalização da cadeia de conservação de alimentos e com o preparo mais adequado dos trabalhadores do setor. Os representantes das empresas que trabalham com alimentos disseram que vão pensar na confecção de cartilhas para melhor orientar os funcionários.
29/03/2012, 01h28 - ATUALIZADO EM 29/03/2012, 01h28
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00